Primeira semana de agosto arranca com aviso vermelho de calor na Região Norte, mas há alívio das temperaturas à vista

Para além do Norte, as regiões Centro e Sul também contam com avisos meteorológicos devido ao calor persistente. No entanto, espera-se uma pequena descida dos valores. Saiba em que dias!
A semana inicia quente, à semelhança dos últimos dias, onde praticamente todo o território continental se encontra sob aviso meteorológico de calor. No Norte estes avisos são vermelhos e abrangem os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança.
Beja encontra-se sob aviso amarelo e Faro está livre de avisos. Os restantes distritos estão sob aviso laranja. Os critérios de emissão do IPMA para os avisos meteorológicos variam conforme as regiões e não conforme as temperaturas por si só.
No caso do Norte, à exceção de Vila Real, qualquer distrito acima dos 38 ºC já é considerado para aviso vermelho. No caso específico de Vila Real, é considerado o aviso vermelho acima dos 39 ºC. No caso de Santarém, Évora e Beja, por exemplo, este aviso é emitido quando se esperam valores acima dos 43 ºC.
Até 7 de agosto os avisos estarão ativos, mas dar-se-á um pequeno alívio dos termómetros
Para hoje, segunda-feira, esperam-se máximas entre os 24 ºC em Viana do Castelo e os 38 ºC em Vila Real. O Vale do Douro deverá ser a região mais quente do país, com os valores a rondar os 41 ºC em alguns pontos.

Também a partir de hoje, as poeiras saarianas darão entrada no território devendo permanecer durante a semana e até mesmo intensificar a sua concentração à medida que os dias passam.
Para amanhã, terça-feira, espera-se um novo aumento das temperaturas, onde as mesmas deverão oscilar entre os 27 ºC em Aveiro e os 40 ºC em Castelo Branco. Localmente, serão vários os locais a ultrapassar os 40 ºC de Norte a Sul do país, podendo este ser o dia mais quente da semana.
Entre quarta e quinta-feira poderemos notar algum alívio em alguns locais
Na quarta-feira poderá sentir-se um pequeno alívio das temperaturas, especialmente nos locais mais próximos da linha costeira, ainda que mesmo no interior se denotem diminuições de 2/3 ºC. Os valores máximos de temperatura deverão oscilar entre os 23 ºC em Viana do Castelo e os 38 ºC em Beja. A faixa interior deverá registar os valores mais elevados a nível local, registando até 40 ºC em locais como o Vale do Douro, Beira Baixa e Alentejo.

Ainda que os primeiros dias da semana possam contar com céu geralmente limpo, não se descartando a presença de algumas nuvens altas, quinta e sexta-feira poderão ser os dias mais nublados da semana, contando com boas abertas. Como podemos observar no mapa acima, quinta-feira pode, inclusive, contar com alguma precipitação fraca, ainda que, devido aos valores elevados de temperatura, a mesma pode não chegar ao solo.
Quinta-feira poderá contar com uma nova descida dos valores, sendo esperadas máximas entre os 20 ºC para Viana do Castelo e os 37 ºC para Vila Real e Bragança. Mais uma vez, o Vale do Douro poderá ser a região mais quente do país, com vários locais a chegar aos 42 ºC.
A partir de sexta, os valores podem voltar a aumentar
Para quem está cansado deste calor, temos más notícias. Os nossos modelos apontam para uma nova subida dos valores de temperatura a partir de sexta-feira, dia 8 de agosto.

Desta forma, esperam-se máximas entre os 24 ºC em Viana do Castelo e os 39 ºC em Castelo Branco, Santarém, Évora e Beja. Neste dia, as regiões do Ribatejo e Alentejo deverão ser as mais quentes, com valores localmente elevados, na ordem dos 41 ºC.
Esta tendência de aumento manter-se-á no sábado, dia 9 de agosto, principalmente na faixa interior. Para este dia, esperam-se máximas entre os 25 ºC em Viana do Castelo e os 41 ºC em Beja. As cidades de Castelo Branco, Santarém e Évora devem registar 40 ºC de máxima.