Tempo em Portugal: mapas da Meteored insistem em dias quentes para esta semana, com algumas zonas mais frescas

Tudo indica que hoje e amanhã, terça-feira, serão os dias mais quentes desta semana, no entanto, o alívio térmico não será significativo na maior parte do território. Confira a previsão!

O dia de hoje, segunda-feira, que marca o encerramento do mês de junho, conta ainda com diversos avisos meteorológicos ativos. Todos os distritos estão sob aviso devido ao tempo quente até às 21h de amanhã, terça-feira. No entanto, alguns persistem até quarta-feira, dia 2 de julho.

No vídeo

A anomalia térmica positiva será bastante elevada, especialmente hoje e amanhã, onde os temómetros irão ultrapassar os 40ºC em vários locais.

Os distritos de Beja, Castelo Branco, Évora e Portalegre, que se encontram sob aviso vermelho até às 21h de hoje, irão permanecer sob aviso laranja até dia 1, às 21h e sob aviso amarelo até às 18h do dia 2 de julho. Nestes distritos, as temperaturas manter-se-ão elevadas tanto durante o dia, como durante a noite.

Semana arranca com muito calor

O dia de hoje conta com céu turvo na maior parte da nossa geografia continental, devido à presença de poeiras em suspensão, que deverão manter-se com maior concentração até meio da semana.

chuva prevista
O dia de hoje poderá ser o mais quente da semana, ainda que possa contar com alguma instabilidade no interior.

Ainda assim, será soalheiro, podendo contar com alguma nebulosidade durante a tarde, especialmente ao longo da faixa interior, e com possibilidade de chuva fraca na mesma área, como podemos observar no mapa acima. Esta pequena instabilidadae dissipar-se-á com o passar das horas, dando lugar a uma noite quente, seca e com céu geralmente limpo.

As temperaturas máximas esperadas para hoje poderão variar entre os 23 ºC em Viana do Castelo e os 42 ºC em Beja, devendo os valores ascenderem aos 44 ºC a nível local, na mesma área. No Ribatejo podem chegar aos 42 ºC e no Vale do Douro aos 40 ºC.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Terça-feira, o dia que marca o início do mês de julho, contará com céu geralmente limpo, podendo contar apenas com algumas nuvens dispersas, também na faixa interior, ao longo do dia, e com alguma nebulosidade mais densa no litoral Oeste nas últimas horas do dia.

temperatura do ar à superfície
Na terça-feira os valores poderão ultrapassar os 40ºC em vários locais de Norte a Sul.

Em relação às temperaturas máximas, estas poderão variar entre os 23 ºC em Viana do Castelo e Aveiro, e os 41 ºC em Beja. Localmente, as zonas mais quentes serão o Baixo Alentejo com 43 ºC e a Beira Baixa e Vale do Douro com 42 ºC.

No entanto, a faixa litoral entre Aveiro e Sintra, registará um alívio dos termómetros, mesmo em zonas mais afastadas do mar, não devendo os valores ultrapassarem os 28 ºC. Também as noites poderão arrefecer um pouco por todo o país, neste dia e nos dias seguintes, ainda que ao longo da faixa litoral esta diminuição dos valores seja mais percetível.

As temperaturas permanecerão elevadas, ainda que possa haver algum alívio nas regiões mais quentes

Na quarta-feira denotar-se-ão algumas variações. Na faixa interior espera-se uma ligeira diminuição dos valores, mas no litoral estes podem aumentar, também de forma pouco significativa. Assim, esperam-se valores entre os 24 ºC em Viana do Castelo e Aveiro e os 40 ºC em Beja, sendo que os locais mais quentes não deverão passar dos 41 ºC, tanto no Baixo Alentejo como no Vale do Douro.

Para além disto, espera-se alguma instabilidade no Nordeste Transmontano, com nebulosidade crescente à medida que as horas passam e possibilidade de chuva fraca ao final da tarde, que poderá ser acompanhada de trovoada.

Ainda que esta variação possa ser pouco notória, deverá manter-se nos dias seguintes, trazendo um alívio crescente, especialmente entre quinta e sexta-feira. No entanto, no sábado os valores podem voltar a aumentar.

anomalia térmica
A anomalia térmica irá diminuir em todo o país, especialmente na faixa interior.

Na quinta-feira, denotar-se-á mais um alívio da temperatura, especialmente no Sul. Os valores máximos irão variar entre os 24 ºC em Viana do Castelo e os 36 ºC em Beja, Évora e Castelo Branco. Com isto, os valores de anomalia, ainda que continue positiva em praticamente todo o país, irão acompanhar esta tendência de diminuição, essencialmente no interior.

Sexta-feira poderá ser o dia mais "fresco" da semana, ainda que boa parte do país possa registar valores máximos de temperatura acima dos 30 ºC. Assim, os valores poderão oscilar entre os 25 ºC em Viana do Castelo e Aveiro e os 35 ºC em Beja e Castelo Branco.

Estes dias, quinta e sexta-feira, poderão contar com céu geralmente limpo e sem previsão de chuva. Também a partir de quinta-feira, a presença de poeiras será residual.

No sábado, os valores tendem a aumentar, com mais expressão na faixa interior, com o mercúrio a poder chegar aos 37 ºC em Beja, sendo que a nível local, os valores não devem ultrapassar os 38 ºC. No litoral Norte, o distrito do Porto poderá contar com 29 ºC, Viana do Castelo com 23 ºC. No litoral Centro, Aveiro e Figueira da Foz podem registar 24 ºC de máxima. Este dia também será seco e soalheiro.