Sol ou chuva no fim de semana de São Valentim?

No final da semana em que se celebra o amor, muitas pessoas questionam que tempo fará em Portugal. Estará propício para passeios românticos ou mais vale ficar em casa? Nos próximos dias esperamos sol ou chuva no nosso país? Confira aqui a previsão!

Alfredo Graça Alfredo Graça 13 Fev. 2020 - 15:12 UTC
Casal a passear à chuva
Céu nublado e algumas abertas para os próximos dias, mas com a chuva à espreita.

O estado do tempo neste mês de fevereiro na Península Ibérica não tem tido muito para contar. Mas, enquanto que em Portugal e Espanha se assiste a uma anomalia térmica positiva que se estende desde o início do mês, com as altas pressões a exercerem uma colossal influência no tempo ao ponto de estarmos a viver uma espécie de primavera precoce, com flores a desabrochar e temperaturas mais altas que o habitual, na ordem dos 0 ºC a 3 ºC acima da média; no noroeste Europeu e Ilhas Britânicas a realidade meteorológica é outra.

Pelo norte da Europa, são notícia as sucessivas depressões de grande intensidade que vão atingindo as Ilhas Britânicas, Alemanha, Países Baixos, entre outros. Depois dos impactos causados pela passagem da super tempestade Ciara, é notícia em França a tempestade Ines e no Reino Unido, a tempestade Dennis. Por lá, ainda mal recuperaram dos estragos provocados e das mortes que lamentavelmente se registaram, e já estão de novo sob a alçada doutros temporais que vão atravessar as suas latitudes.

Chove ou faz sol no Dia de São Valentim?

Em Portugal continental a nebulosidade foi constante nos últimos dias. As nuvens vão povoando o céu, denotando dias cinzentos e de alguma monotonia. O nevoeiro persiste, sobretudo em localidades próximas ao oceano, e em áreas de vales. A chuva fraca vai surgindo intermitente por entre as névoas densas que compõem o panorama meteorológico, mas, por vezes, assistimos a abertas que dão cor a estes impávidos dias de fevereiro.

O sol vai aparecendo timidamente, e num fim de semana em que o amor se celebra, a sexta-feira 14 (amanhã), dia de São Valentim não terá um cenário muito diferente deste. Em geral, teremos nuvens mais concentradas no litoral Norte e Centro, e em partes do interior Norte e Centro. Céu limpo permanecerá em toda a região Sul. Os chuviscos vão surgir apenas pelo Alto Minho, em localidades do distrito de Viana do Castelo. Prevê-se vento fraco a moderado de Norte ou Noroeste. No Porto a mínima será de 8 ºC e em Lisboa será de 9 ºC.

O contraste térmico dos próximos dias será evidente, especialmente nas horas noturnas ou com pouca luz solar, com mais calor no interior e menos calor no litoral do país. Para os Arquipélagos prevê-se temperaturas amenas bem como chuva fraca a moderada, localizada sobretudo na Região Autónoma dos Açores.

Chuva acentua-se no fim de semana

Para sábado, o panorama pouco se altera. As temperaturas quase não vão oscilar, denotando-se uma descida ligeira das mínimas. Tempo continuará de céu nublado, com algumas abertas nas regiões Norte e Centro, e de céu limpo na região Sul. O vento vai soprar fraco a moderado de Sudoeste, com neblinas matinais.

Para domingo prevê-se o regresso da chuva, que terá alguma expressão nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto. Em geral, assistiremos à continuidade de períodos de céu muito nublado no Norte e Centro do país e de céu pouco nublado ou limpo no Alentejo e Algarve. Além do litoral Norte, também poderá chover em alguns pontos do litoral Centro. O vento vai soprar moderado a forte de Sudoeste e os termómetros vão atingir temperatura máxima de 15 ºC no distrito do Porto, 16 ºC no de Lisboa, 19 ºC no de Faro, 18 ºC em Ponta Delgada e 19 ºC no Funchal.

Para já, não se projetam grandes mudanças a médio prazo no tempo para aquilo que resta de fevereiro, sendo que as grandes novidades do tempo severo concentram-se geograficamente na metade norte do Hemisfério Norte.

Publicidade