Santarém prepara-se para a chegada da chuva e para uma descida das temperaturas máximas: eis as horas de maior risco

Como temos vindo a avançar, uma frente fria chegará amanhã a Portugal Continental, e poderá resultar em vários períodos de chuva forte e na descida das temperaturas.

Ainda que o dia de hoje possa ser geralmente seco e parcialmente nublado, não se descarta a possibilidade de alguma chuva fraca e pontual, essencialmente nas regiões Centro e Sul do país. Em relação às temperaturas, espera-se que as mesmas oscilem entre os 9 ºC na Guarda e os 17 ºC em Lisboa e Faro.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

No entanto, a mais recente atualização dos nossos mapas, mostra a chegada da chuva ao noroeste do território já nas últimas horas do dia de hoje, podendo também a Beira Interior, Alto Alentejo e litoral da região Sul contar com precipitação fraca a moderada no mesmo período.

Madrugada de sexta-feira marca o regresso da chuva a todo o país

A chegada de uma frente fria irá resultar em chuva moderada a forte em praticamente todo o país, podendo ainda evoluir e originar uma depressão isolada em altitude, criando, assim, um ambiente de maior instabilidade atmosférica.

probabilidade de chuva
Amanhã, dia 12 de dezembro, espera-se um dia chuvoso em todo o país, devido à chegada de uma frente fria, que poderá desenvolver-se para uma depressão isolada em altitude.

Ao que conseguimos observar neste momento, os mapas de precipitação mostram uma maior incidência da chuva em zonas como Santarém e Portalegre, podendo ambos contar com diversos períodos de chuva forte. O período de maior risco poderá ser ao início da manhã no primeiro local, e ao final da manhã no segundo. Apesar destes períodos deverem perder intensidade rapidamente, é expectável que a chuva persista, de forma mais moderada, até às últimas horas do dia.

Ainda assim, o distrito de Santarém poderá contar com a maior acumulação de precipitação do continente português, com valores superiores a 46 mm. De seguida, com pouco mais de 40 mm, deverá a zona da Serra da Estrela. No noroeste do país, os valores mais elevados poderão ser registados em Viana do Castelo, que deverá manter-se pelos 38 mm.

Temperaturas também vão descer em todo o território

Com a chegada desta frente fria, os termómetros também vão sentir os efeitos, podendo diminuir em todo o país. Para o distrito de Santarém, esperam-se valores mínimos até 9 ºC e máximas de 12 ºC, esperando-se uma manutenção dos valores mínimos e uma descida dos máximos, onde várias localidades poderão registar uma descida na ordem dos 3 ºC entre hoje e amanhã.

temperatura do ar à superfície
O dia de amanhã será mais frio em todo o país, com a máxima mais elevada a poder ser registada em Lisboa (15 ºC).

É esperado que esta diminuição se dê em todo o território, esperando-se valores máximos entre os 7 ºC na Guarda e os 15 ºC em Lisboa. Inclusive, o IPMA emitiu aviso laranja para a Guarda e Castelo Branco devido à possibilidade de queda de neve. Este estará em vigor entre as 3h da manhã de amanhã, dia 12, e a meia-noite do dia 13.

Para além destes avisos, o IPMA também emitiu aviso laranja de agitação marítima para todos os distritos do litoral, em vigor entre as 21h de amanhã e as 9h do dia 13, sábado.