Dias muito amenos em Portugal, mas a esperança de um Natal branco continua viva

Será que o panorama térmico vai mudar em Portugal, o suficiente para que tenhamos um Natal com neve? Saiba o que os nossos mapas nos mostram!
Esta semana, até dia 15 de dezembro, poderá contar com anomalias térmicas positivas em todo o continente português. Estas anomalias poderão ser entre 1 a 3 ºC acima da normal climatológica em praticamente todo o território, à exceção do litoral Centro e Sul, cuja anomalia poderá ser até 1 ºC acima do normal.
A próxima semana, entre 15 e 22 de dezembro, poderá ser semelhante a esta, ainda que os valores de anomalia mais elevados possam ser registados nas regiões Norte e Centro do país, sendo que nesta última, o litoral possa contar com valores mais baixos, exatamente como acontece agora e a região Sul também poderá diminuir a anomalia para valores até 1 ºC acima da média.
Na semana do Natal as anomalias poderão inverter-se
Os nossos mapas a longo prazo mostram uma inversão das anomalias, para a semana entre 22 e 29 de dezembro. Ou seja, de anomalias positivas, com valores superiores à média registada para a época, poderemos passar para valores nulos ou inferiores à média. Os nulos significam valores dentro do esperado, enquanto os inferiores representam valores abaixo do expectável.

Os valores dentro da média poderão ser registados na maior parte da nossa geografia continental, à exceção do Algarve, onde podem ser registados valores abaixo do esperado para esta época do ano. A anomalia negativa nesta região poderá ser até -1 ºC, face aos valores médios.
Nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, o cenário será idêntico à maior parte do território continental: valores dentro da normal climatológica, em todos os grupos de ilhas.
Então, podemos ou não ter esperança de um Natal com neve?
Como é do conhecimento de todos, para nevar precisamos de temperaturas baixas (próximas de 0 ºC) e de chuva. No entanto, e infelizmente, os nossos mapas de anomalia de precipitação mostram valores abaixo do normal para a semana em que as temperaturas poderão baixar (entre 22 a 29 de dezembro).

Contudo, e é importante frisar que, o facto de existir uma anomalia negativa, não significa que não poderá chover. O que acontece, é que poderá chover menos do que o normal para a época em questão.
Esta anomalia é calculada em percentagem e segundo o mapa que podemos observar acima, o litoral Norte e uma parte do interior Centro deverão contar com uma anomalia negativa entre 10 a 30%, enquanto o resto do continente, à exceção de uma pequena parte do Alentejo e do Algarve que apresentam valores "normais", apresentará uma anomalia negativa até 10%.
No entanto, e para podermos continuar a "sonhar" com um Natal coberto de branco, também sabemos que a meteorologia nos surpreende de vez em quando, pelo que, e tal como diz o ditado, "a esperança é a última a morrer". Desta forma, mantenha-se atento às nossas próximas atualizações e, quem sabe, surpresas!