Quando é que é mais provável que chova este fim de semana no Porto?

Nas próximas horas e dias, linhas de instabilidade pós-frontais e uma nova frente fria associada a Ingrid irão provocar um temporal de chuva, por vezes forte e sob a forma de granizo, neve, vento intenso e agitação marítima agreste.

A tempestade Ingrid está hoje a condicionar significativamente o estado do tempo em Portugal continental, revelando uma estrutura em espiral bem definida nas imagens de satélite, característica de um centro de baixas pressões forte e bem organizado. Adicionalmente, a injeção de um ar polar ainda mais potente, que começou a entrar por volta do meio-dia desta sexta-feira (23), agravará o nevão já ocorrido a partir dos 600-800 metros de altitude.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Nas próximas horas as temperaturas irão descer, e o ar, ainda mais frio e húmido, de origem polar marítima, em combinação com a precipitação, intensificará a queda de neve nas zonas do Norte e do Centro onde este hidrometeoro já foi caindo nas últimas horas, alastrando-se também para outras zonas pouco habituais, devido à expectável diminuição da cota de neve. A fase mais crítica está prevista entre o final da tarde de hoje (23) e o final da manhã de sábado (24).

Este fim de semana a cidade do Porto será uma das zonas do Norte que estará no centro das atenções

Segundo o modelo Europeu, o primeiro momento com elevada probabilidade de ocorrência de chuva na cidade do Porto e Área Metropolitana será ao longo do resto da tarde de hoje e até às 05:00 de sábado (24), com as horas mais críticas entre as 18:00 e as 20:00 de hoje, e entre a 01:00 e as 05:00 da manhã de sábado, dia 24.

Nas horas seguintes a precipitação manter-se-á de forma intermitente, com diminuição da intensidade e frequência. A chuva também afetará diversas outras zonas do litoral Norte e Centro, com o maior destaque a ir para a Área Metropolitana do Porto e sua principal cidade, para o Minho (distritos de Viana do Castelo e Braga) e também a Região de Aveiro.

Previsão da chuva acumulada em Portugal continental até às 23:00 de domingo, 25 de janeiro.
Previsão da chuva acumulada em Portugal continental até às 23:00 de domingo, 25 de janeiro.

Entretanto, com a deslocação da tempestade Ingrid para este-nordeste, o seu centro estará ainda mais afastado da geografia ibérica, situando-se entre as Ilhas Britânicas e França. Os mapas revelam que nas primeiras horas de sábado (24) nascerá uma baixa pressão secundária, precisamente a oeste de Portugal continental e inserida na circulação descrita pela tempestade Ingrid.

Esta baixa será responsável por enviar sucessivas linhas de instabilidade e aguaceiros pós-frontais para o nosso país na primeira metade de sábado (24). Além disto, prevê-se neve em diversos locais, inclusive a cotas baixas, como já foi referido noutras previsões.

Haverá um breve interregno na instabilidade, porém, entre o meio e o fim da tarde de sábado (24) prevê-se um novo agravamento da precipitação devido à chegada de uma nova frente fria associada à tempestade Ingrid. A chuva deverá durar até às primeiras horas de domingo (25), impactando especialmente o Norte e o Centro, e em particular aqueles distritos nos quais o efeito orográfico da Barreira de Condensação e do sistema montanhoso Montejunto-Estrela irá contribuir para a retenção e intensificação da chuva.

Um dos momentos potencialmente mais críticos da precipitação será no sábado (24) à noite.
Um dos momentos potencialmente mais críticos da precipitação será no sábado (24) à noite.

Ainda no domingo (25) restarão aguaceiros pós-frontais dispersos pelo território e um pequeno rio de humidade que reforçará a precipitação nas regiões a sul do rio Tejo.

Quando será mais provável chover entre sábado e domingo no Porto?

Tendo tudo isto em conta, de acordo com os mapas de referência da Meteored, o segundo momento em que se prevê uma maior probabilidade de chuva na cidade do Porto será entre as 19:00 de sábado (24) e as 02:00 da manhã de domingo (25). Os mapas sugerem que as horas mais críticas de chuva serão as 20:00, 21:00, 23:00 de sábado (24) e 01:00 da manhã de domingo (25).

Naturalmente, existe a possibilidade da previsão ainda sofrer alguns ajustes, mas como a janela temporal é relativamente curta, os intervalos de chuva descritos serão os mais prováveis para a cidade do Porto. Além disto, apenas foram descritos os momentos de maior probabilidade e intensidade de chuva, pelo que é provável que chova também noutros períodos dos dias vindouros.

A partir do meio da manhã de domingo (25) a probabilidade de ocorrência de chuva e neve diminuirá substancialmente à medida que as linhas de instabilidade se forem rapidamente dissipando em território nacional. Ainda assim, na segunda metade de domingo (25), tal como já acima referido, persistirá alguma precipitação nas regiões a sul do Tejo.