Como vai estar o tempo em outubro?

O mês de outubro está associado às primeiras tempestades atlânticas, à chegada de temperaturas mais frescas e a mais dias nublados. O que está previsto para este ano?

chuva; outono; guarda-chuva
Os primeiros dias de outubro serão certamente marcados por um ambiente húmido, cinzento e instável.

No mês de outubro a descida das temperaturas, a nebulosidade e a chuva costumam surgir relativamente cedo, agravando o tempo outonal. É nesta altura que ocorre uma troca de massas de ar entre o ar polar, que se dispersa para latitudes mais próximas, e o tropical que se retira agora para sul, cada vez mais confinado ao continente africano.

Parece que na primeira metade do mês de outubro as tempestades atlânticas serão protagonistas, especialmente no litoral Norte

Conforme o padrão do jato polar, as próximas semanas poderão trazer frentes frias e tempestades atlânticas ou cavados bem definidos, com o risco de poder aparecer alguma depressão isolada em altitude.

O mês arranca com um temporal atlântico

O modelo de confiança do nosso departamento de meteorologia (ECMWF) acaba de atualizar as suas previsões e antecipa um outubro com duas partes distintas. Na primeira quinzena do mês, parece que as tempestades atlânticas serão as protagonistas, percorrendo um trajeto desde o sul da Islândia até ao Golfo da Biscaia e áreas próximas, como o Noroeste Minhoto (Viana do Castelo) e outras partes da região Norte de Portugal continental (Porto, Vila Real, etc). Este panorama meteorológico supõe vento persistente de oeste e noroeste na maioria do território luso, com chuva abundante no litoral do Minho, no Douro e Beira Litoral, espalhando-se de forma mais debilitada para o interior beirão e alentejano. Aliás, de Lisboa e Vale do Tejo para sul, até ao Algarve, a precipitação será previsivelmente mais escassa.

Devido a isto, é bem provável que cheguem de forma intermitente intrusões de massas de ar polar marítimo que resultarão num início de mês mais fresco, ou inclusive frio, na maioria do território continental português (regiões Norte e Centro), com anomalia térmica negativa de -3 ºC a 0 ºC. Na região Sul as temperaturas deverão estar próximas ou normal, com dias relativamente amenos e soalheiros.

Segunda quinzena mais tranquila, em princípio

Na segunda metade de outubro a circulação zonal poderá perder força. De acordo com os mapas do ECMWF, a precipitação poderá continuar a atingir o litoral norte, e com menor intensidade os territórios do interior português. Os mapas do tempo estimam que a terceira e quarta semana de outubro sejam mais tranquilas, com mais dias anticiclónicos que provocarão temperaturas dentro da média ou ligeiramente acima do valor de referência, especialmente no sul do país, em distritos como os de Portalegre, Évora, Beja e Faro.

Na segunda metade do mês, a circulação zonal deverá enfraquecer, abrindo caminho a outro cenário meteorológico, previsivelmente um de altas pressões. Ainda existe muita incerteza.

De qualquer das formas, estas previsões a longo prazo são experimentais e possuem um grau de incerteza bastante elevado. O início do mês com tempestades atlânticas é um cenário cada vez mais provável, dado que é suportado pelos modelos mais fiáveis a curto prazo, mas a partir dos dias 10 ou 15, a circulação zonal, estando enfraquecida, poderá abrir caminho à passagem de frentes frias, tempestades atlânticas e possivelmente até depressões isoladas em altitude (gota fria). À data de hoje, este extremo parece pouco provável.