Poeiras, trovoadas e... ciclone Dexter? Saiba como estes fenómenos condicionarão o tempo em Portugal nos próximos dias

Estão previstos outros fenómenos meteorológicos em Portugal continental nos próximos dias, para além da onda de calor. Entenda como as poeiras do Saara, as trovoadas e o ciclone Dexter condicionarão o tempo!
A presente onda de calor resulta da combinação entre o anticiclone dos Açores e uma depressão térmica procedente do Norte de África, à qual está associada uma massa de ar tropical continental, muito quente e seca.
O interior Norte e Centro - distritos de Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda - estão sob aviso laranja de tempo quente, pelo menos, até sexta-feira, 8 de agosto, com as máximas a poderem alcançar até 40/41 ºC nalgumas localidades destes distritos.
Também até 8 de agosto estará em vigor o aviso amarelo para tempo quente no resto do país, exceto nos distritos de Lisboa, Leiria, Setúbal e Faro (sem aviso).
Outros fenómenos meteorológicos à vista em Portugal, para além do calor extremo
Além da persistência de temperaturas muito elevadas ou extremamente elevadas em relação aos valores habituais para a época do ano, prevê-se a ocorrência de outros fenómenos meteorológicos nos próximos dias.
Estas partículas 'emprestarão' uma tonalidade esbranquiçada/alaranjada aos céus portugueses. Numa fase inicial - sexta-feira, dia 8 - estarão em suspensão apenas no interior Norte e Centro (distritos de Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda e Castelo Branco).
Porém, no sábado (9) e domingo (10), irão movimentar-se de sul para norte em toda a geografia do Continente, sendo expectável um aumento da concentração das poeiras em suspensão, sobretudo no domingo, 10 de agosto. No arquipélago da Madeira a quantidade de poeiras em suspensão ainda será mais acentuada do que no Continente, tal como revela abaixo o mapa de previsão.

Outro dos fenómenos iminentes poderá ser a ocorrência de trovoadas. A potencial atividade elétrica, muito perigosa devido ao eventual risco e consequente agravamento do quadro de incêndios florestais em Portugal, poderá ser gerada pelas pequenas bolsas de ar frio a grande altitude que se formarão sobre a Península Ibérica nos próximos dias. Isto será favorável ao desenvolvimento de nebulosidade convectiva.
Em Portugal continental a probabilidade de trovoada será substancialmente menor do que em Espanha. No entanto, não se exclui a sua ocorrência de forma dispersa em zonas do interior Norte e Centro (distritos de Vila Real, Bragança, Guarda e Viseu) na tarde da próxima sexta-feira, 8 de agosto.
Por último, há que ter em conta a atividade ciclónica na bacia do Atlântico. O ciclone Dexter, formado recentemente no oceano que banha Portugal, torna a previsão para o fim de semana de 9 e 10 de agosto algo incerta no que diz respeito às temperaturas.
Todavia, o ciclone Dexter irá condicionar as temperaturas do próxima fim de semana, uma vez que, dependendo da trajetória que descrever em relação à Península Ibérica, poderá intensificar novamente o anticiclone, prolongando o calor extremo em Portugal continental ou, por outro lado, provocar uma mudança significativa, gerando temperaturas mais amenas.