O pior dia da invasão polar será sexta-feira, 21 de novembro: -7 ºC e poderá haver formação de geada nestas regiões

Depois da chuva, vem o frio. Uma massa de ar polar marítima irá contribuir para a descida dos valores de temperatura em Portugal Continental ao longo dos próximos dias.

A partir das últimas horas da tarde de hoje, segunda-feira, a chuva dissipar-se-á de Portugal Continental, dando lugar a uma semana seca e soalheira. No entanto, a chegada de uma massa de ar polar marítima irá influenciar as temperaturas nos próximos dias.

A partir de terça-feira já se poderão registar valores de temperatura negativos

A partir de amanhã, terça-feira, as temperaturas máximas e mínimas irão começar a baixar em todo o país, de Norte para Sul, de forma gradual até à reta final da semana.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

É expectável que o primeiro valor negativo surja já na próxima madrugada, esperando-se -1 ºC para a Serra da Estrela. Este deverá manter-se na quarta-feira, sendo que a máxima não deva ultrapassar os 4 ºC.

anomalias térmicas
Com a chegada desta massa de ar polar ao nosso território, as anomalias térmicas negativas vão cobrir o país. Sexta-feira poderá registar as temperaturas mais baixas da semana e as anomalias mais pronunciadas.

A madrugada de quinta-feira poderá contar com valores até -2 ºC em vários pontos do Norte, como no norte de Montalegre e no Nordeste Transmontano, e do Centro, como na Serra do Caramulo. Ao mesmo tempo, a Serra da Estrela poderá registar até -4 ºC.

Na sexta-feira os termómetros podem baixar até aos -7 ºC

Sexta-feira poderá ser o dia mais frio da semana. O Nordeste Transmontano e a Serra do Caramulo poderão contar com valores mínimos até -4 ºC enquanto a Serra da Estrela poderá contar com até -7 ºC. Já as regiões montanhosas do Norte poderão registar até -2 ºC.

As máximas neste dia deverão manter-se entre os 5 ºC na Guarda e os 15 ºC em Lisboa, podendo igualmente serem as mais baixas da semana, ainda que nos restantes dias as máximas mais elevadas não devam ultrapassar os 19 ºC em Lisboa.

Estes valores, juntamente com a elevada humidade noturna, poderão dar origem a geadas especialmente no interior Norte e Centro, em locais como os vales e terras baixas.

Para o fim de semana, é esperada uma subida destes valores, assim como o regresso da chuva ao litoral Norte e Centro. A madrugada de sábado será fria, mas no domingo já se esperam valores mais amenos, ainda que baixos.