Nova previsão para o mês de agosto em Portugal: eis as tendências de chuva e temperatura, de acordo com o melhor modelo
O modelo de referência da Meteored atualizou e mostra-nos o que esperar do que resta do mês de agosto. Saiba com o que contar em relação à temperatura e à chuva para as próximas semanas!

Portugal tem sido fustigado pelo calor, nas últimas semanas. Chegou mesmo a escapar das anomalias frias que afetaram toda a Europa, incluindo o nosso vizinho, Espanha, onde normalmente o calor também costuma chegar para ficar. Neste momento, todo o continente português mais duas regiões da Madeira se encontram sob aviso meteorológico devido ao calor, mas será para continuar?
O modelo europeu ECMWF, que é também o nosso modelo de referência, atualizou e mostra algumas diferenças no que diz respeito à temperatura e à precipitação. Acompanhe-nos nesta previsão para saber quais!
As anomalias térmicas positivas aumentaram, ou seja, espera-se mais calor
Se no arranque do mês o ECMWF nos mostrava uma anomalia positiva que, no máximo, poderia chegar aos 2ºC no Nordeste Transmontano, a mais recente atualização traz más notícias para quem está cansado deste calor... pois mostra anomalias positivas ainda maiores e numa maior área do continente português.

Como podemos observar no mapa acima, as anomalias abrangem praticamente todo o território e são especialmente expressivas no Norte e Nordeste do país, com valores médios de temperatura que podem chegar aos 4ºC acima da normal climatológica para o mês em questão.
Já no Sul do país e ao longo da faixa litoral, esta anomalia será mais baixa, ainda que os termómetros possam registar valores até 1,5ºC acima da média para esta época.
Este mês, ainda que conte com alguns altos e baixos, conta com temperaturas acima da média em diversos locais de Norte a Sul do país e assim deverá continuar. Não significa que as temperaturas não possam baixar nas próximas semanas, pois podem e provavelmente irá acontecer, no entanto, o valor médio mensal poderá ficar acima do expectável.
As anomalias de precipitação também se alteraram
À semelhança do que aconteceu com a atualização das anomalias térmicas, a atualização das anomalias de precipitação também não favorecem os amantes de temperaturas mais baixas e da chuva. Inicialmente, o ECMWF mostrava um mapa sem anomalias, ou seja, dentro do normal para a época, no entanto, agora mostra-nos o que podemos ver abaixo: anomalias negativas.

Esta nova versão da anomalia de precipitação indica que, provavelmente, teremos um agosto mais seco do que o normal, especialmente no noroeste do país, onde geralmente chove mais, e nas áreas adjcentes do Norte e Centro. Esta anomalia, tal como é possível observar, será mais evidente no noroeste, onde se esperam até menos 20 mm de precipitação, quando comparado a anos anteriores.
Contudo, não significa que não poderá chover. Pode e inclusive há alguma chuva fraca prevista para a próxima semana, no entanto, tendo em conta o local e a intensidade da chuva, os mapas podem mostrar-nos anomalias negativas ou positivas, dependendo do caso. Para além disso, agosto é um mês em que as chuvas são muito difíceis de prever devido à sua natureza geralmente convectiva. Assim, aconselhamos a que se mantenha atento às nossas próximas previsões.