As temperaturas diminuem em Portugal continental, mas há novo aviso vermelho à vista: saiba para onde!

Esta quinta-feira, dia 7 de agosto, amanheceu fresca em vários locais do país, especialmente junto ao litoral. No entanto, os valores podem voltar a aumentar. Confira aqui a previsão!
O dia de hoje, quinta-feira, amanheceu nublado na faixa litoral, mas com o passar das horas a nebulosidade dissipou-se nas áreas mais afastadas do mar, ainda que possa permanecer junto à faixa costeira ao longo do dia, principalmente no litoral Norte e Centro.
Com isto, denotou-se um alívio significativo das temperaturas, especialmente nas zonas mais nubladas, pelo que se esperam máximas entre os 19ºC em Viana do Castelo e os 37ºC em Vila Real. O Vale do Douro será a região mais quente do país com os termómetros a poderem chegar aos 41ºC.
No entanto a partir de amanhã, sexta-feira, as temperaturas máximas começam a subir de forma gradual, principalmente na faixa litoral, onde se esperam valores entre os 22ºC em Viana do Castelo e os 36ºC em Bragança e Castelo Branco.
Portugal continental coberto de avisos meteorológicos
Para o fim de semana, o IPMA emitiu aviso vermelho de calor para os distritos de Bragança e Vila Real, em vigor entre as 9h de sábado e as 12h de domingo (segundo a mais recente atualização do IPMA), onde a nível local se esperam máximas acima dos 40ºC, podendo, no Vale do Douro, a temperatura máxima chegar aos 43ºC.

À data da redação desta previsão, todos os distritos, à exceção de Faro, se encontram sob aviso amarelo e laranja. Este último está em vigor para os distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu. Todos os avisos permanecerão em vigor até às 12h de domingo, dia 10 de agosto.
Noites mais frescas, essencialmente no litoral do país
Apesar deste aumento, as noites permanecerão mais frescas, especialmente junto à faixa litoral, onde os valores poderão baixar dos 20ºC, esperando-se temperaturas entre os 17ºC e os 19ºC, com algumas variações locais. Na faixa interior, o Vale do Douro continuará a ser a região mais quente, mesmo à noite, seguido da Beira Baixa e Alentejo, junto à fronteira, onde se esperam valores na ordem dos 27ºC.
Para o arranque da próxima semana, espera-se uma diminuição dos valores no Norte do país e um aumento no Sul. Segunda-feira poderá contar com temperaturas máximas entre os 21ºC em Viana do Castelo e os 41ºC em Beja.