IPMA emite novos avisos: todos os distritos do continente e duas regiões da Madeira estarão sob aviso devido ao calor

Faro, que era o único distrito sem qualquer aviso, passou a aviso amarelo. As Regiões Montanhosas e a Costa Sul da Madeira também se encontram sob aviso laranja e amarelo, devido à persistência de valores elevados de temperatura.

Apesar de ontem, dia 7 de agosto, termos sentido um pequeno alívio das temperaturas, especialmente ao longo da faixa litoral, o IPMA atualizou os seus avisos meteorológicos, onde elevou todos os distritos do continente a aviso amarelo, laranja e vermelho.

O Norte e a faixa interior do país continuarão a registar os valores mais elevados no fim de semana, contando com os avisos mais graves

Como referimos em previsões anteriores, os distritos de Vila Real e Bragança poderão contar com aviso vermelho entre as 9h do dia 9 de agosto e as 18h do dia 10 de agosto. Os distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Guarda, Portalegre e Viseu contam com aviso laranja até às 18h de domingo, dia 10.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

No entanto, destes, Viseu e Guarda já contam com este aviso desde as 18:08h de ontem, dia 7, e Castelo Branco contará com o mesmo a partir das 9h de amanhã, dia 9. Os distritos do Alentejo terão o aviso em vigor a partir das 9h do dia 10.

anomalia térmica
No domingo, aquando o registo das temperaturas mais elevadas, todo o continente contará com temperaturas acima da média climatológica, como podemos observar neste mapa de anomalias.

Os restantes distritos contam com aviso amarelo, sendo que os do Norte já estão em vigor e os do Centro e Sul ficarão a partir de amanhã e domingo, permanecendo assim até às 18h do dia 10. Nos distritos do litoral, o aviso alerta para temperaturas elevadas no interior do distrito. Também as Regiões Montanhosas e a Costa Sul da Madeira se encontram sob aviso laranja e amarelo, respetivamente, devido ao tempo quente.

Os termómetros vão voltar a "escalar" depois de uma leve trégua

O litoral Norte e Centro, especialmente, sentiu um alívio dos termómetros, tanto durante o dia, como durante a noite, onde os valores baixaram dos 20ºC na maior parte da faixa. E ainda que hoje, sexta-feira, se possa denotar um pequeno aumento das temperaturas, será nos próximos dias que as mesmas aumentam de forma significativa, justificando os avisos lançados pelo IPMA.

Sábado contará com calor tórrido, especialmente no Vale do Douro, onde o mercúrio pode elevar-se até aos 43ºC! Vila Real e Castelo Branco poderão ser dos distritos mais quentes, com 38ºC de máxima, mas com valores localmente mais elevados, na ordem dos 40ºC.

temperatura do ar à superfície
A região onde se insere o vale do Rio Douro será das mais quentes nos próximos dias, senão a mais quente, podendo registar até 43ºC.

No entanto, se formos por região, o Nordeste Transmontano será, consequentemente, a zona mais quente do país, especialmente nos locais onde se insere o vale do rio Douro, tal como podemos observar na imagem acima.

A partir de domingo também se começará a sentir um aumento dos valores máximos no Sul do país, onde o Alentejo poderá registar, localmente, até 40ºC, assim como o Ribatejo. A Beira Baixa poderá chegar aos 41ºC e o Vale do Douro aos 42ºC.

Sem grandes surpresas, a mais recente atualização dos nossos mapas aponta para uma tendência de aumento dos valores máximos de temperatura no arranque da próxima semana, com maior expressão no Sul do país.