Marta Godinho sobre os avisos amarelos do IPMA este sábado em Portugal: "um rio atmosférico reforçará a chuva"

Portugal vive uma semana meteorologicamente intensa, marcada pela passagem de um rio atmosférico que tem trazido chuva persistente, vento forte e agitação marítima. Os acumulados de chuva podem superar os 190 mm entre quinta-feira e sábado.
A manhã desta quinta-feira (13) foi marcada por condições de tempo instável em diversas regiões do país. O IPMA emitiu vários avisos laranja e amarelos (e inclusive alguns vermelhos) devido à precipitação persistente e vento forte, com especial destaque para o distrito de Setúbal, onde vigorou um alerta de precipitação intensa durante as primeiras horas do dia.
Durante a tarde e noite de quinta-feira, prevê-se intensificação da precipitação nas regiões do centro e sul, associada a núcleos convectivos que poderão originar trovoadas dispersas. O vento irá soprar forte de sudoeste no litoral, com rajadas que podem ultrapassar os 80 km/h, em especial no litoral Algarvio, litoral centro e zonas montanhosas.
Na sexta-feira (14), a situação meteorológica mantém-se instável, mas com tendência para ligeira melhoria.

A chuva persistirá, mas com períodos mais intermitentes ao longo do dia. As rajadas de vento deverão diminuir, porém, continuam a ser consideradas moderadamente fortes, especialmente nas regiões costeiras e serranas.
Os avisos de precipitação e agitação marítima podem manter-se até sábado
No sábado, os avisos de precipitação moderada mantêm-se ativos, com especial incidência sobre os distritos de Setúbal, Beja, Faro e Braga. A aproximação de um sistema frontal irá injetar um grande volume de precipitação no território continental. Em destaque também estão algumas regiões do Litoral Alentejano (como Alcácer do Sal, Grândola, Beja e o litoral sul). Os modelos preveem acumulados substanciais em poucas horas.
No norte do país, o aviso para a região de Braga deverá terminar pelas 13:00, enquanto a sul do território continental persistirão vários avisos de risco moderado durante a tarde, sobretudo no distrito de Setúbal, onde se prevê a incidência de chuva por vezes forte e persistente.

A agitação marítima também continuará significativa, com ondas de sudoeste entre 3,5 e 4,5 metros, prolongando o aviso de risco moderado até sábado de manhã.
Precipitação acumulada até sábado: valores expressivos em várias regiões do País
Apesar de se prever algum abrandamento da chuva em algumas regiões do território, segundo o modelo ECMWF, os acumulados de precipitação desde quinta até sábado às 23h deverão ser muito significativos. No litoral norte, com Viana do Castelo a ultrapassar os 190 mm e Braga acima dos 120 mm.

Na Grande Lisboa e Península de Setúbal, os acumulados deverão situar-se entre 100 mm e 120 mm, enquanto na Covilhã e zonas montanhosas da Beira Interior estão previstos valores próximos dos 120 mm.
Estes totais refletem a intensidade do rio atmosférico que tem atravessado o país de norte a sul nos últimos dias. Um episódio que evidencia o caráter dinâmico e energético do outono ibérico, com impacto significativo nas condições de tempo e no regime hidrológico nacional.