IPMA reforça e estende aviso de frio em 9 distritos; após o frio polar, a chuva volta a Portugal

Esta semana arrancou fria e seca, no entanto há novos episódios de chuva à vista. Poderá começar por ser residual, mas prevê-se uma intensificação na reta final da semana.
A semana arrancou com frio polar e com céu geralmente limpo. No entanto, não se descarta a possibilidade de ocorrência de chuva e até alguma neve no Norte do país (essencialmente na área de Montalegre), durante a tarde, devido à chegada de alguma instabilidade, assim como alguma chuva fraca no Litoral Oeste também ao final do dia.
Aviso de tempo frio irá permanecer e abrange novos distritos
O IPMA estendeu o aviso amarelo de frio a mais distritos. Até às 9h da manhã do dia 7 de janeiro, este estará em vigor para todos os distritos do interior, entre Bragança e Évora, somando ainda Beja, Faro, Vila Real e Viseu.
As temperaturas manter-se-ão baixas nestes locais, muitas vezes com valores negativos, especialmente no Norte, e principalmente ao final do dia, durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã.
A chuva poderá marcar presença pontual nos próximos dias, mas entre quinta e sexta-feira deverá intensificar-se
Para amanhã, terça-feira, espera-se um dia soalheiro ao amanhecer, mas com nebulosidade crescente de Norte para Sul, a partir das últimas horas da manhã. No entanto, os nossos mapas não mostram previsão de chuva.

Na quarta-feira, chega uma nova linha de instabilidade que poderá resultar na ocorrência de chuva e neve nas cotas mais elevadas do Norte (podendo estender-se entre a Serra do Larouco e a Serra de Montemuro), durante a madrugada. As horas seguintes poderão contar com alguma chuva fraca e pontual, praticamente residual, em alguns locais do Centro.
Na quinta-feira a chuva regressa ao noroeste, nas primeiras horas da manhã e com maior expressão face ao dia anterior, podendo estender-se para a restante região Norte e para o Centro.
Contudo, estima-se que este episódio de precipitação se possa intensificar na madrugada de sexta-feira, percorrendo a nossa geografia de Norte a Sul, com períodos de chuva moderada a forte, essencialmente no Norte. Esta deverá perder força à medida que se aproxima do Sul, dissipando-se ao final do dia e dando lugar a um fim de semana seco, ainda que parcialmente nublado.