O ar ártico mais frio passará sobre Portugal na véspera e no Dia de Reis; IPMA já emitiu vários avisos amarelos de frio

A véspera de Reis será marcada pela chegada de uma massa de ar proveniente do Ártico, que poderá levar os termómetros aos -8 ºC na Serra da Estrela.
A mais recente atualização do nosso modelo de confiança, ECMWF, continua a insistir em temperaturas bastante baixas para a primeira madrugada da semana, véspera de Reis. Esta descida das temperaturas, dever-se-á a chegada de uma massa de ar ártico, que poderá manter-se nos dias seguintes, ainda que segunda e terça-feira possam contar com os valores de temperatura mais baixos.
É esperado que já no final do dia de hoje, domingo, se sinta uma descida dos valores, face às noites anteriores. Pelas 23h esperam-se valores de até -3 ºC na Serra da Estrela e de até -1 ºC no norte de Montalegre. Estes valores irão descer ao longo da madrugada, tendo o IPMA emitido aviso amarelo de tempo frio para Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Portalegre, em vigor entre a meia-noite do dia 5 e as 9h de terça-feira, dia 6 de janeiro.
Temperaturas severas nas serras do Norte e Centro
A faixa interior sentirá com maior expressividade a chegada desta massa de ar ártico. A Serra da Estrela, nas cotas mais elevadas, poderá ser o local mais frio do país, com temperaturas mínimas de até -8 ºC. Já as serras que compõem a Barreira de Condensação no Norte do território poderão registar até -6 ºC, assim como alguns locais do Nordeste Transmontano.

A cidade de Braga poderá registar 0 ºC, Porto e Aveiro 3 ºC e Viana do Castelo 5 ºC. O interior destes distritos poderá contar com valores negativos de até -2 ºC, especialmente em zonas mais elevadas. Já as máximas neste dia, véspera de Reis, poderão oscilar entre os 2 ºC na Guarda e os 13 ºC em Lisboa e Faro.
No Dia de Reis, os valores negativos chegam ao Sul do país
Na terça-feira, dia 6, é esperada uma madrugada fria, onde as temperaturas mais baixas devam ser de até -7 ºC na Serra da Estrela. Nesta madrugada, a distribuição das temperaturas será um pouco diferente, face ao dia anterior.

Pelo que conseguimos observar nos nossos mapas, enquanto na madrugada de segunda-feira as temperaturas negativas cobrirão de forma quase homogénea o interior Norte e Centro, na madrugada de terça-feira, tal como podemos ver no mapa acima, estes valores negativos (zonas mais esbranquiçadas do mapa) contarão com uma mancha mais heterogénea, especialmente no Norte do país e há uma extensão do frio para o Sul, onde Portalegre poderá registar até -1 ºC na manhã desse dia.
Quarta-feira, dia 7, poderá contar com queda de neve
Ainda que com estes valores térmicos não se verifique ocorrência de neve no arranque da semana, devido à ausência de precipitação, este cenário poderá mudar na madrugada de quarta-feira.
A junção de temperaturas baixas e a chegada de uma linha de instabilidade poderão resultar em queda de neve nas serras do Norte e Centro. Esta deverá dar-se entre as 3h e as 6h da manhã de quarta-feira, aquando a ocorrência de precipitação. Depois deste episódio, espera-se uma dissipação da chuva e um aumento gradual das temperaturas.