Arábia Saudita registou o primeiro nevão em 30 anos: porque é que nevou no deserto?
Pela primeira vez em 30 anos a neve tingiu de branco a Arábia Saudita, deixando incrédulos os habitantes de várias regiões do país, incluindo na província de Tabuk, situada no norte deste país desértico.

A Arábia Saudita é um país habitualmente conhecido pelo seu calor abrasador e vastas paisagens desérticas. Porém, nos últimos dias, a neve tingiu de branco várias regiões deste país pela primeira vez em 30 anos, transformando as montanhas desérticas numa impressionante paisagem gélida de inverno à medida que as condições meteorológicas adversas se instalavam.
De acordo com meios de comunicação como o Gulf Today, a chegada de uma massa de ar frio trouxe precipitação e ventos fortes, transformando as maiores elevações do norte da Arábia Saudita numa paisagem de neve. Perto de Tabuk, em zonas como Jabal Al Lawz e as terras altas de Trojena, as temperaturas baixaram até aos -4 ºC, o que fez com que a conjugação do ar muito frio com a precipitação gerasse neve em altitudes próximas dos 2600 metros.
Neve transforma partes da Arábia Saudita num inesperado “parque de diversões” de inverno
Há um vídeo partilhado no X que se tornou viral ao mostrar um cenário super invulgar: um conjunto de camelos exposto ao frio numa zona de deserto completamente coberta de neve e com nuvens negras a pairar sobre as suas cabeças. Há também outros registos que mostram adultos a esquiar na neve, celebrando e desfrutando de uma paisagem gelada e raramente vista no Reino da Arábia Saudita, em zonas como Tabuk e Hail.
Snow blanketed Saudi Arabia this week, transforming the usually rugged, desert-framed mountains into a winter landscape.pic.twitter.com/0lMIazJe9b
— Massimo (@Rainmaker1973) December 19, 2025
A súbita vaga de frio foi também acompanhada de chuva generalizada em várias regiões, tais como Bir Bin Hermas, Al-Ayinah, Ammar, Al-Ula, Shaqra e os seus subúrbios, Riade, Qassim e algumas partes da região oriental.
Porque é que nevou no deserto?
De acordo com Hussein Al-Qahtani, porta-voz oficial do Centro Nacional de Meteorologia da Arábia Saudita (NCM), este súbito episódio de vaga de frio (ocorreu desde a reta final da última semana) foi provocado pela chegada de uma massa de ar frio que se deslocou para as regiões centro e norte do país, interagindo com nuvens de precipitação. Ainda segundo o Centro Nacional de Meteorologia da Arábia Saudita (NCM), também houve queda de neve em zonas abertas e terrenos elevados de Al-Majmaah e Al-Ghat.
Evento histórico levanta questões acerca da variabilidade climática mundial
Os meteorologistas atribuem este evento a condições atmosféricas específicas. Porém, a frequência e intensidade crescentes deste tipo de anomalias começa a levantar questões sobre como as alterações climáticas estão a remodelar padrões meteorológicos clássicos, inclusive nas regiões tipicamente definidas pelo calor e pela seca desde há muito tempo.

A inesperada chuva de inverno nos Emirados Árabes Unidos (EAU), as ondas de calor recorde no Sul da Ásia, as cheias repentinas em regiões tipicamente secas do Médio Oriente e a queda de neve invulgar em partes da Europa e do Norte de África têm mostrado como o tempo e o clima em todo o mundo estão a tornar-se irreconhecíveis devido às alterações climáticas.
Referências da notícia
Saudi Arabia witnesses rare snowfall for first time in 30 years. Gulf Today. 22 de dezembro de 2025.
Saudi Arabia sees first snowfall in 30 years: Why is it snowing in the desert? India Today. Aryan Rai. 23 de dezembro de 2025.