Tempo fresco marca o arranque do outono em Portugal, mas já há data para a subida das temperaturas

Amanhã arranca o outono e as temperaturas voltarão a baixar, reforçando a tendência de tempo fresco em Portugal continental. Os próximos dias serão também marcados pela possível passagem de Gabrielle nos Açores. Saiba a previsão completa!
Amanhã - segunda-feira, 22 de setembro - começa a última semana completa de setembro e assinala-se o arranque do outono astronómico (equinócio), algo que coincidirá com uma descida significativa das temperaturas. Os primeiros dias da semana serão marcados por céu pouco nublado ou limpo, uma grande estabilidade meteorológica e uma amplitude térmica considerável.
Para os dias seguintes prevê-se a continuidade de um estado do tempo geralmente estável, seco e soalheiro, embora haja alguma indefinição nas condições meteorológicas na transição para o fim de semana em Portugal continental. Apesar de uma segunda-feira (22) bastante fresca, espera-se uma gradual subida das temperaturas máximas nos dias seguintes.
Atenção ao estado do tempo nos Açores que poderá ficar exposto à passagem do sistema ciclónico tropical Gabrielle, atualmente um furacão. É possível Gabrielle produza fenómenos meteorológicos adversos no referido arquipélago a partir de quinta-feira (25).
Semana seca em quase toda a geografia, exceto nos Açores onde Gabrielle será notícia
Para todo o território de Portugal continental não se perspetivam boas notícias do ponto de vista da precipitação, uma vez que, por enquanto, o mês de setembro continuará a “secar as fontes” em quase toda a geografia portuguesa (exceto nos territórios insulares). O modelo ECMWF prevê uma semana seca para grande parte do Continente, especialmente na zona da Beira Baixa e Cordilheira Central devido à influência da estabilidade propiciada pelo anticiclone em crista que voltará a estar muito próximo à nossa geografia.

No arquipélago da Madeira e no litoral Norte e Centro preveem-se níveis de precipitação dentro da média. Somente para os Açores é que são expectáveis anomalias positivas de precipitação por causa da chegada da tempestade tropical Gabrielle (possivelmente já extratropicalizada), que provocaria chuvas fortes, ventos intensos e ondulação agreste no arquipélago.
Para o fim de semana de 27 e 28 de setembro é possível que uma frente associada à depressão resultante da extratropicalização da tempestade tropical Gabrielle chegue a Portugal continental, produzindo chuva no litoral Norte e Centro (Minho e Douro Litoral, principalmente), mas neste momento a incerteza ainda é bastante elevada.
Semana fresca na estreia do outono… mas com prazo de validade
Nesta segunda-feira (22) - dia do equinócio de outono - prevalecerão os ventos de Norte, associados ao ar polar vindo de latitudes setentrionais. Isto provocará temperaturas outonais em Portugal continental, sobretudo nas Regiões Norte e Centro. De acordo com a previsão do modelo Europeu, as temperaturas estarão entre 1 e 3 ºC mais baixas do que o normal em quase todo o país na semana de 22 a 28 de setembro, exceto nos distritos de Évora e Beja (dentro do normal).
Nesta segunda-feira (22) a cidade da Guarda deverá registar uma mínima muito baixa (de apenas 4 ºC!), sendo que outras cidades do interior Norte, Centro e Alentejo - como Vila Real, Bragança, Viseu e Portalegre - deverão registar valores entre 7 e 9 ºC.

Porém, ao longo da semana, devido à mudança de quadrante do vento dominante (passará de Norte para Leste) as temperaturas máximas irão recuperar gradualmente. É provável que até quarta-feira (24) as temperaturas máximas se situem entre os 20 e 25 ºC na Região Norte e nos distritos de Aveiro, Viseu e Guarda. De Coimbra para sul, até ao Algarve, com a influência dos ventos de Leste e de uma massa de ar mais quente, as temperaturas máximas seguirão em recuperação, prevendo-se máximas entre 26 e 30 ºC.
De quinta para sexta-feira, dias 25 e 26 de setembro, os mapas apostam numa nova subida das temperaturas máximas, o que poderá traduzir-se em mais um período de calor setembrino e acentuar a variabilidade meteorológica típica da estação outonal, em que há uma grande alternância de dias frescos com dias quentes.
Não obstante, a subida das temperaturas só ocorrerá no período diurno, uma vez que as mínimas serão muito mais baixas do que foram na última semana, o que acaba por ser normal na estação outonal, frequentemente marcada por dias quentes ou amenos e noites frias. Deste modo, a amplitude térmica diária será significativamente maior, o que também acabará por contribuir para as anomalias térmicas negativas previstas pelo modelo Europeu (-3 ºC).
Prevê-se que as temperaturas mínimas desçam abaixo dos 10 ºC no Nordeste Transmontano (7 ºC) e na Beira Alta (6 ºC). Em quase todo o país as temperaturas mínimas situar-se-ão entre os 10 e 14 ºC, sendo que apenas pontualmente irão superar este patamar em cidades como Lisboa e Faro. Acrescente-se ainda a possibilidade de formação de geada em vales e locais abrigados do interior Norte e Centro.