Fevereiro começa com muito vento, temperaturas baixas e mar agitado

O segundo mês do ano é marcado por rajadas de vento forte e por uma agitação marítima significativa em todo o litoral português. A descida de temperaturas aplica-se a todo o território continental e Arquipélagos. 

O segundo mês de 2018 começa frio e ventoso.

As temperaturas descem neste primeiro dia do mês, tendência que continuará a manifestar-se durante sexta-feira, dia 2. Para hoje estão previstas mínimas que variam entre os -2 ºC na Guarda, e os 9 ºC em Lisboa e Setúbal, e máximas que se situam entre os 5 ºC na Guarda e os 17 ºC em Faro. Nos territórios insulares, prevêem-se mínimas de 14 ºC e 15 ºC, e máximas de 17 ºC e 18 ºC para Ponta Delgada e Funchal, respetivamente.

Amanhã prevê-se nova descida das temperaturas. Várias cidades portuguesas vão registar valores de mínima próximos aos 0 ºC ou até mesmo negativos (!). O termómetro chega aos 0 ºC de mínima em Braga e Vila Real, Viseu (-2 ºC) e a Guarda chegará mesmo aos -3 ºC. Santarém, Setúbal e a região algarvia são os territórios que poderão registar uma mínima mais elevada (6 ºC) sendo que o termómetro em Setúbal pode mesmo atingir os 8 ºC de mínima. Sem surpresas, o distrito “mais quente” de Portugal Continental neste gélido inverno é Faro cujas temperaturas mínimas rondarão os 6 ºC e as máximas uns agradáveis 15 ºC. De norte para sul, à exceção de Faro e alguns distritos do interior português, prevêem-se temperaturas máximas entre os 10 ºC e os 13 ºC. Em Bragança, as temperaturas não passam dos 7 ºC e mais a sul, na Guarda, o termómetro só vai atingir os 4 ºC de máxima. Nas Ilhas prevê-se descida da máxima para o Funchal que passa a registar 17 ºC, tal como Ponta Delgada. As mínimas situar-se-ão entre os 14 ºC e os 15 ºC.

Os ventos vão soprar rajadas fortes na costa ocidental portuguesa atingindo velocidades que variam desde os 50 km/h até aos 70/80 km/h. No litoral, a tendência geral que se verifica é de aumento das ventanias à medida que caminhamos de norte para sul. Os distritos mais afetados pelo vento são Viana do Castelo, PortoAveiro, Leiria e Setúbal. Em Viana do Castelo os valores máximos serão de 59 km/h por volta das 15h. Mais a sul, no Porto, o vento soprará semelhante -58 km/h- cujo pico de velocidade máxima dá-se entre as 17h e as 18h. Em Aveiro, os ventos soprarão rajadas fortes com velocidades de 60-65 km/h até às 18h. Na região Centro, Leiria é o distrito mais afetado pelo vento com rajadas que chegam aos 70 km/h também por volta das 15h. No Sul, Setúbal o vento passa a barreira dos 61 km/h por volta das 18h. Braga (54 km/h) Lisboa (53 km/h) e Ourique, Beja (54 km/h) vão registar valores elevados relativamente ao vento, mas inferiores aos restantes distritos mencionados. 


Temperaturas baixas em Portugal Continental.

Hoje e amanhã o mar vai estar bastante agitado em todo o litoral português. As ondas de noroeste vão atingir alturas entre os 4 e os 5 metros colocando todos os distritos com linha de costa em aviso amarelo. Inicialmente as ondas atingem alturas entre os 2 e os 3 metros sendo certo que a tendência será de um aumento gradual até aos 5 metros de altura. O período crítico de agitação marítima dura entre as 15h de hoje e as 15h de amanhã. 

Em alguns distritos o mar começa a manifestar-se mais cedo como em Leiria e Lisboa e noutros apenas por volta das 18h – Setúbal e Beja. Por isto mesmo, algumas barras marítimas encontram-se condicionadas (Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Aveiro, Figueira da Foz e S. Martinho do Porto) e outras estão encerradas (Esposende e Ericeira). Para mais informações, consulte aqui