StoreWindows10

Alerta da Proteção Civil: Chuva, vento, neve e mar agitado!

A Proteção Civil alerta para um agravamento das condições meteorológicas relacionado com a precipitação, neve, vento e ondulação. IPMA coloca vários distritos em aviso laranja. Entre hoje e as 08:00 de quinta-feira, tome bastante cuidado!

Alfredo Graça Alfredo Graça 10 Jan. 2018 - 16:04 UTC
Mau tempo: Proteja-se da chuva!

Neste novo ano parece que o mau tempo veio para ficar. De acordo com informações disponíveis no seu site, a Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta para o extremar das condições meteorológicas em Portugal Continental, com especial incidência nas regiões Norte e Centro. A ANPC chama a atenção para o avolumar de chuva sobretudo no litoral norte e também a norte do sistema montanhoso Montejunto/Estrela. Em algumas horas, os valores de precipitação poderão atingir os 20 mm, estando previsto que chova pelo menos até às 21:00 de hoje.

De acordo com o IPMA, está prevista também a ocorrência de neve no período entre as 15:00 e as 21:00 de hoje na cota dos 1000/1200 metros em alguns distritos do interior (Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda), e, com considerável intensidade em serras da Região Norte (Padrela, Marão, Montemuro e Serra da Estrela). Ao início da tarde, a cota desceu para os 800 metros. O vento soprará forte alcançando rajadas de 65km/h no litoral Norte e Centro podendo mesmo atingir os 85 km/h nas terras altas.

O mar estará também bastante agitado. O IPMA colocou vários distritos em aviso laranja devido à forte ondulação que se faz sentir ao longo da costa ocidental. Prevê-se que as ondas de noroeste atinjam entre 4 e 5 metros de altura, podendo alcançar entre a tarde de hoje e a manhã de quinta-feira 6 metros de altura - com períodos de altura máxima de 10 metros. O aviso laranja é emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera sempre que há uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. Neste sentido, deverá manter-se ao corrente do estado de tempo e seguir as orientações da ANPC. As temperaturas vão oscilar entre os 2ºC (em Bragança e na Guarda) e os 9ºC (em Lisboa) de mínima e os 6ºC(na Guarda) e 18ºC (em Faro) de máxima.

Neve na Serra da Estrela.

Por estes motivos, a ANPC refere-se a um conjunto de recomendações que considera cruciais para a proteção e salvaguarda da integridade da população. Alerta sobretudo para o piso rodoviário escorregadio tal como a possibilidade de formação de lençóis de água e gelo, para a ocorrência de cheias rápidas, sobretudo em meios urbanos. É provável que também se dêem inundações por acumulação das águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem, agravadas especialmente durante os períodos de preia-mar.

A queda de ramos ou árvores é uma forte possibilidade por causa da intensidade do vento. Vias de circulação vedadas por árvores ou até mesmo eventuais deslizamento de terras e desmoronamento de pedras são possíveis efeitos causados pelo mau tempo.

Desta forma, a ANPC recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas da chuva, que adote uma postura defensiva quando conduzir, que reduza a velocidade da sua viatura e que tenha em especial atenção o uso de correntes de neve, se residir num local com propensão à queda de neve. A Proteção Civil refere até “sempre que se revele recomendável nas áreas atingidas pela queda de neve”.

Tome especial cautela se estiver nas terras altas devido ao vento, evite passeios junto ao mar e, e em áreas muito arborizadas desloque-se com bastante prudência pela possibilidade bem real de quedas de ramos e árvores. 

Publicidade