Na próxima quinta-feira 15 a chuva regressa ao distrito de Lisboa: até 55 mm acumulados; eis os períodos mais críticos

Depois da frente fria que resultou com vários períodos de chuva forte e diversos avisos meteorológicos para o dia de hoje, espera-se a chegada de uma nova frente na próxima quinta-feira, dia 15.
Nas próximas horas, várias regiões de Portugal Continental poderão continuar a registar episódios de chuva mais intensa, ainda que o período mais crítico possa já ter passado. Praticamente todos os distritos estiveram sob aviso amarelo de precipitação, segundo o IPMA, durante a madrugada, mas neste momento, apenas 7 distritos estão sob aviso amarelo de chuva e 2 sob aviso amarelo de neve.
Os avisos de chuva, em vigor para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Santarém, estarão ativos até às 18h de hoje, enquanto os avisos de neve, em vigor nos distritos de Castelo Branco e Guarda, estarão ativos até à meia-noite de amanhã, dia 14.
Entre a frente fria de hoje e a de quinta dar-se-á uma pequena trégua
Na madrugada de amanhã, quarta-feira, poderão ocorrer alguns aguaceiros que deverão afetar com maior expressão o Norte do país, ainda que os mesmos se possam estender pela faixa litoral, entre Braga e Lisboa. Ainda assim, até meio da tarde, poderão registar-se alguns períodos de chuva fraca pontual, de Norte a Sul do país.

No entanto, e depois de um resto de dia de quarta-feira calmo e sem previsão de chuva, tal como uma madrugada de quinta-feira a seguir a mesma tendência, eis que a chuva regressa ao país.
Entre quinta e sexta-feira espera-se o regresso da chuva e do vento ao distrito de Lisboa
O distrito que compreende a capital do país, poderá dar as boas-vindas à chuva a partir das 9h da manhã de quinta-feira, ainda que a mesma seja inicialmente fraca. Contudo, espera-se que esta se estenda a todo o distrito nas horas seguintes, devendo contar com um intervalo mais calmo antes da chegada do período mais crítico.

Segundo os nossos mapas, o período de chuva mais intensa e persistente poderá ter início pelas 13h, prolongando-se até às 16h. Todavia, é expectável que pelas 15h a chuva seja mais abundante, podendo contar com descargas até cerca de 6 mm por hora, especialmente no Norte e Centro do distrito. Depois deste episódio mais abundante, o nosso modelo de confiança, ECMWF, mostra uma melhoria do estado de tempo nesta região, devendo dar-se uma dissipação total da precipitação.
No entanto, espera-se que entre as 4 e as 5h da madrugada de sexta-feira, a chuva regresse ao local, podendo abranger praticamente todo o distrito ao longo das horas seguintes. Para este dia esperam-se vários períodos de chuva mais forte, especialmente no oeste do distrito, na zona costeira, afetando as localidades entre Santo Isidoro e Janas. Entre o final do dia e o início da madrugada de sábado, a chuva poderá dissipar-se.
Para além da chuva, também as rajadas de vento se poderão intensificar nestes dias. Entre as primeiras horas da manhã e as últimas da tarde de quinta-feira, as rajadas de vento poderão aumentar para velocidades na ordem dos 48 km/h, sendo o período mais crítico entre as 13h e as 15h. Na sexta-feira, a tendência repete-se, com o vento a aumentar mais ou menos no mesmo período do dia e com velocidades de rajada também até aos 48 km/h, com o período mais crítico a acontecer entre as 12h e as 14h.