Um novo e extraordinário mineral entra em cena: Jadarite, a kryptonite da vida real com muito potencial

Descrita como “a kryptonite gémea da Terra”, a jadarite é um mineral raro e fascinante que rapidamente chamou a atenção dos cientistas e dos fãs do Super-Homem.

Jaderite novo mineral, real.
Uma amostra de jadarite no Centro de História Natural da Sérvia. Crédito: Wikimedia Commons.

O novo mineral agora conhecido como Jadarite foi descoberto pela primeira vez por geólogos de exploração da Rio Tinto no ano de 2004, no Vale de Jadar, na Sérvia. A sua composição química é idêntica à da kryptonite fictícia encontrada nos livros de banda desenhada e na ficção, mas com algumas diferenças. Enquanto a kryptonite brilha num verde profundo e enfraquece os super-heróis, a jadarite oferece um imenso potencial para a transição energética da Terra para longe dos combustíveis fósseis. Poderá desempenhar um papel importante para as diversas necessidades da transição energética.

Um novo mineral em cena

A jadarite foi identificada por geólogos da Rio Tinto durante a perfuração de exploração e não correspondia a nenhum mineral conhecido na altura. Na sequência de análises efetuadas pelo Museu de História Natural de Londres e pelo Conselho Nacional de Investigação do Canadá, foi oficialmente reconhecido como um novo mineral em 2006.

A jadarite é um mineral “hidróxido de lítio, sódio e boro silicato” - por coincidência, o mesmo nome científico escrito numa caixa contendo kryptonite roubada por Lex Luther de um museu no filme Superman Returns. Enquanto a versão cinematográfica da kryptonite contém flúor e brilha num estranho verde, a fórmula química da versão real é LiNaSiB₃O₇(OH) e é de um branco opaco muito menos sobrenatural, embora fluoresça num laranja-rosado sob luz ultravioleta.

Super por si só

Michael Page, um cientista da Organização Australiana de Ciência e Tecnologia Nuclear (ANSTO), disse que o mineral é “super” por si só. “Embora não tenha poderes sobrenaturais, a verdadeira jadarite tem um grande potencial como fonte significativa de lítio e boro”, disse Page. De facto, o depósito de Jadar, onde foi descoberto pela primeira vez, é considerado um dos maiores depósitos de lítio do mundo, o que o torna um potencial fator de mudança para a transição energética global.

O trabalho que está a ser realizado pela ANSTO coloca um foco significativo na forma como estes minerais críticos, como a jadarite, podem ser utilizados para apoiar a indústria australiana numa capacidade comercial.

“Na ANSTO, trabalhamos com a indústria para desenvolver soluções de processo para muitos elementos críticos, incluindo o lítio, e os desafios colocados por um novo tipo de recurso mineral são muito excitantes”, disse Page.

A ANSTO produziu produtos químicos de lítio para baterias a partir de muitos depósitos minerais diferentes, incluindo espodumena, lepidolita e até jadarita, garantindo que os mineiros australianos recebam o apoio de que necessitam para enfrentar os desafios da transição energética.

Referência da notícia

Provided by CSIRO. July 2025.