Entre sábado e domingo, Portugal terá um tempo mais estável, com sol, vento suave e baixa probabilidade de chuva

De quinta a domingo, o tempo em Portugal continental entra numa fase de transição entre instabilidade e o regresso à estabilidade atmosférica, com chuva e trovoada a ceder lugar a um fim de semana mais seco e ameno.

Após a passagem da frente fria que marcou a quarta-feira (5), o dia de hoje (6) ainda será influenciado por uma massa de ar pós-frontal, deixando alguns aguaceiros dispersos no Norte, especialmente a norte do rio Mondego. O vento enfraquece progressivamente e o mar mantém-se agitado, com ondulação de oeste/noroeste ainda significativa, sobretudo nas primeiras horas do dia.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Sexta-feira (7) será marcada por chuva intensa e persistente, associada à passagem de uma frente atlântica que afetará praticamente todo o território continental.

Mapa atmosférico: Precipitação
Chuva intensa durante a sexta-feira, com destaque para a região de Leiria, onde os acumulados horários poderão atingir 12,5 mm/h. A precipitação abrangerá praticamente todo o território continental, durante a manhã irá afetar a região norte e centro, movimentando-se para sul ao longo da tarde.

A imagem mostra acumulados significativos, especialmente no litoral centro, onde Leiria poderá registar máximos próximos dos 12.5 mm/h, evidenciando um dos picos de precipitação do dia. A chuva deverá estender-se a todo o país, ainda que com menor intensidade nas regiões do interior e sul. O episódio será acompanhado por céu muito nublado, vento moderado e possibilidade de trovoadas isoladas, sobretudo na região Centro, antes de a instabilidade começar a diminuir gradualmente durante o fim de semana.

Fim de semana sob influência anticiclónica: tempo estável, céu limpo e noites frescas

O fim de semana traz a confirmação de um cenário anticiclónico. O tempo será mais ameno e seco em todo o território continental. As temperaturas vão manter-se estáveis no sábado, com valores máximos de 17 °C no Porto, 20 °C em Lisboa e 21 °C em Faro, valores muito semelhantes aos esperados para domingo. O céu limpo e o vento fraco favorecerão uma ligeira sensação de suavidade diurna, sobretudo no litoral e no Sul.

Mapa atmosférico: Temperatura
Temperaturas estáveis e amenas no sábado, com máximas a rondar 17 °C no Porto, 20 °C em Lisboa e 21 °C em Faro. Valores muito semelhantes são esperados para domingo.

As mínimas deverão situar-se entre 9 °C e 11 °C no Norte, 11 °C a 13 °C no Centro e 13 °C a 15 °C no Sul, com noites frescas, especialmente no interior e nos vales abrigados.

Como irão outras variáveis meteorológicas influenciar o tempo este fim de semana?

Após os valores quase saturados de humidade relativa próximos dos 100% registados na quarta-feira (5), devido à passagem da frente fria, o ar torna-se agora mais seco durante o dia, em especial nas regiões do Centro e Sul.

Mapa atmosférico: Humidade relativa
Após dias de saturação quase total, a humidade relativa desce durante o dia, situando-se entre 45% e 65%, mas volta a subir à noite, podendo atingir 90% em vales e zonas costeiras.

A imagem mostra que, no sábado, os níveis de humidade deverão situar-se entre 45% e 65% na maioria do território continental, mais elevados no litoral Norte e Centro, com destaque para Porto (68%), Coimbra (65%) e Lisboa (60%).

No entanto, com o arrefecimento noturno e a menor ventilação, a humidade voltará a subir significativamente durante a noite e madrugada, podendo atingir valores próximos dos 90% em vales e zonas costeiras, o que favorecerá neblinas ou nevoeiros matinais durante o fim de semana.

Durante o sábado, o padrão de nebulosidade será variável. O Sul do país beneficiará de períodos de céu limpo e abertas, permitindo a presença do sol durante boa parte da manhã, enquanto o Norte se manterá mais nublado.

Mapa atmosférico: Nebulosidade
Sábado com abertas a Sul e céu mais nublado a Norte. No domingo, o cenário inverte-se, com aumento da nebulosidade ao longo da tarde, cobrindo praticamente todo o país.

Ao longo do dia, a distribuição das nuvens vai-se a alterar, embora continue a favorecer o Sul com mais momentos de claridade. No domingo, o cenário inverte-se, a partir da tarde, prevê-se um aumento generalizado da nebulosidade, que poderá cobrir praticamente todo o território continental, resultando num ambiente mais cinzento e menos luminoso.

De forma geral, o fim de semana será marcado por uma melhoria gradual das condições meteorológicas, com o regresso da estabilidade, diminuição da precipitação e tempo mais seco.