Semana do Natal arranca com chuva e neve, seguida de uma breve trégua; temperaturas podem descer significativamente

Ainda que a véspera e o dia de Natal possam contar com uma trégua na chuva, os dias que antecedem e os seguintes poderão contar com chuva e neve.
No dia de hoje, pelas 15:02h em Portugal Continental e na Madeira (14:02h nos Açores), dar-se-á o Solstício de Inverno, momento em que o inverno astronómico começa oficialmente no Hemisfério Norte. Coincidência ou não, este fim de semana já trouxe um tempo verdadeiramente invernal em vários pontos do Norte e Centro do país, com muita chuva e queda de neve, mesmo em locais menos habituais.
O dia de hoje, ainda que possa ser menos chuvoso em comparação com o de ontem, trará chuva à faixa litoral, podendo a mesma estender-se para outros locais, especialmente do Centro e Sul do país, ainda que a partir das últimas horas da tarde esta possa começar a dissipar-se do território. No entanto, é esperado que ao final do dia a chuva regresse ao noroeste, podendo voltar a originar queda de neve nas cotas mais elevadas da região.
Semana arranca com chuva e neve
O início da madrugada de segunda-feira, dia 22, será marcado pela chuva e pela neve previstas, como podemos ver no mapa abaixo. As primeiras horas contarão com chuva no litoral Norte e Centro, devendo começar a dissipar-se à medida que as horas passam.

No entanto, é expectável que a partir das últimas horas da tarde a chuva volte a ganhar expressão, incidindo especialmente nas regiões Norte e Centro, podendo voltar a originar queda de neve nas cotas mais elevadas das mesmas áreas.
Esta instabilidade poderá persistir ao longo da madrugada de terça-feira, dia 23, onde a chuva deverá cair de Norte para Sul, concentrando-se nesta última região a partir das primeiras horas da tarde, deixando apenas alguns aguaceiros fracos e dispersos nas restantes regiões. Ainda assim, é esperada uma dissipação total da precipitação até ao fim do dia.
No Natal a chuva dará tréguas
A véspera de Natal, 24 de dezembro, poderá contar com um dia parcialmente nublado, mas praticamente sem chuva, não se descartando a possibilidade de chuva fraca e passageira numa pequena área do Ribatejo, no distrito de Santarém, durante a madrugada. As regiões Norte e Centro poderão contar com boas abertas, ainda que o mesmo possa acontecer no Sul, um pouco mais tarde.
Em relação às temperaturas, as mínimas poderão oscilar entre os 0 ºC em Bragança e os 12 ºC em Lisboa. Localmente, os termómetros poderão descer até aos -5 ºC na Serra da Estrela e até aos -3 ºC no Nordeste Transmontano. Já as máximas poderão variar entre os 6 ºC na Guarda e os 14 ºC em diversos distritos do litoral Norte e Centro e em Faro.
Já no dia de Natal, 25, espera-se um dia com céu geralmente limpo, podendo contar com alguma nebulosidade variável, ainda que ao final do dia esta possa intensificar-se. Para além disto, dar-se-á uma diminuição das temperaturas máximas no Norte e Centro, onde as mesmas poderão variar entre os 5 ºC na Guarda e os 15 ºC em Lisboa. Já as mínimas poderão oscilar entre os 0 ºC em Bragança e os 8 ºC em Lisboa, denotando-se uma diminuição destes valores no Centro e Sul do país.
O dia a seguir ao Natal poderá trazer temperaturas mais baixas ao nordeste do país e mais neve
A temperatura continuará a descer entre quinta e sexta-feira, dia 26, onde as mínimas deverão manter-se entre os -1 ºC em Bragança e Guarda e os 10 ºC em Lisboa. Localmente, e tal como podemos observar abaixo, os termómetros, no nordeste do país, poderão descer até aos -5 ºC, podendo esta ser a região mais fria desse dia.

Quanto às temperaturas máximas, estas deverão manter-se entre os 4 ºC em Bragança, Guarda e Vila Real e os 15 ºC em Lisboa. As cotas mais elevadas do Norte, assim como a Serra da Estrela, deverão manter valores um pouco abaixo de 0 ºC mesmo durante o dia.
Ainda para esse dia, espera-se a aproximação de um centro de baixas pressões que poderá resultar na ocorrência de precipitação e, juntamente com as temperaturas baixas, resultar em queda de neve em vários locais do Norte e Centro, especialmente durante a madrugada e a manhã. No entanto, e tendo em conta a variabilidade atmosférica e a distância temporal, aconselhamos que se mantenha atento às nossas atualizações diárias em tempo.pt.