A previsão do tempo até domingo é: chuva, agitação marítima e "altos e baixos" na temperatura

Entre quinta e domingo, teremos uma melhoria do estado do tempo em Portugal continental. Na quinta-feira, ainda se verificarão alguns aguaceiros a Norte e Centro, com vento a decrescer. Para sexta mantém-se a instabilidade fraca no Noroeste. O fim de semana será maioritariamente seco e estável.

Entre quinta e domingo, Portugal continental transita de uma depressão pós-frontal com aguaceiros a Norte, vento a enfraquecer e mar ainda agitado (quinta) para instabilidade fraca e localizada no Minho e Douro Litoral (sexta), culminando num fim de semana anticiclónico, seco e ameno.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Esperam-se máximas entre 17 e 20 °C no litoral Norte e Centro e 20 a 21 °C no Sul e, em particular, no Algarve.

Após quarta-feira tempestuosa, quinta-feira ainda se verificarão efeitos residuais da frente fria

Na quinta-feira persistem efeitos residuais da frente fria que atravessou o país na véspera. Haverá aguaceiros principalmente a norte do Mondego, alternando com abertas no litoral Centro e Sul.

Redução da precipitação ao longo da semana,
Nesta quinta-feira, 6 de novembro, ainda se registará alguma precipitação na região Norte, que deverá reduzir ao longo da semana.

A agitação marítima será o principal risco na costa ocidental durante a manhã de quinta. Espera-se ondulação de oeste/noroeste ainda elevada, exigindo cautela em passeios costeiros e barras. Ao longo do dia, tende a diminuir, mas mantém-se moderado no Norte e Centro.

As temperaturas máximas de quinta serão contidas no Norte e Centro, com sensação térmica fresca. A Sul, o céu abre com mais frequência e o dia torna-se mais aproveitável ao ar livre. No interior, a noite regressa mais fria, favorecendo a formação de neblinas em vales.

Na sexta-feira apresenta instabilidade fraca no Minho e Douro Litoral. Podem ocorrer chuviscos ou aguaceiros dispersos, sobretudo de manhã, alternando com períodos de sol. No Centro e no Sul, o dia será em geral seco, com nebulosidade variável.

O vento de sexta é fraco a moderado de oeste/noroeste, por vezes mais fresco no litoral. A sensação térmica desce nas primeiras horas, subindo com as abertas da tarde. As máximas oscilam de valores modestos no Norte para mais amenos no Sul.

Transição para um padrão anticiclónico marca o fim de semana

O dia de sábado marca a transição para um padrão anticiclónico mais robusto. O céu pouco nublado ou limpo na maioria das regiões, com neblinas matinais a dissipar rapidamente. O ambiente torna-se mais estável, convidando a atividades ao ar livre.

As temperaturas sobem ligeiramente no sábado, sobretudo no litoral e no Sul. Preveem-se entre 17 e 20 °C no litoral Norte e Centro e 20 e 21 °C no Algarve. No interior Norte e Centro, as máximas ficam um pouco mais contidas.

Amplitude regional em termos de temperatura do ar muito elevada, em torno dos 10 ºC.
Temperaturas máximas no sábado devem registar uma amplitude regional em torno dos 10 ºC, em que a Guarda não deve ultrapassar os 12 ºC e Faro ascende acima dos 20 ºC.

O vento no sábado mantém-se fraco a moderado, predominando de quadrante oeste. Durante a tarde, pode soprar de noroeste no litoral. Já no domingo prolonga-se a estabilidade, com sol e nuvens altas a transitar ocasionalmente.

As máximas no domingo ficam próximas das de sábado, com uma pequena variação regional. No Norte e Centro litoral mantêm-se em torno dos 17 a 20 °C, a Sul, entre os 20 e 21 °C. As mínimas descem ligeiramente em áreas abrigadas do interior.

De forma geral, verificar-se-ão aguaceiros para quinta e sexta, sobretudo a norte, e no fim de semana pode marcar o regresso da estabilidade atmosférica a território nacional. Fique atento à visibilidade, que pode ser reduzida por nevoeiro nas primeiras horas de sábado e domingo. No geral, verificar-se-á uma tendência clara de melhoria e regresso a tempo seco e ameno no fim de semana.