Entre 9 a 12 de outubro, Portugal continuará sob influência da crista anticiclónica, mas prevê-se chuva nestes locais

Ainda que as temperaturas no território se mantenham relativamente elevadas durante os próximos dias e não haja probabilidade de chuva para a maior parte do território, as manhãs e noites já começam a arrefecer e os níveis de humidade fazem-se sentir.

Os próximos dias em Portugal Continental continuarão a ser marcados por um cenário de estabilidade atmosférica pouco comum para esta fase do outono. A crista anticiclónica que se mantém sobre a Península Ibérica garante tempo seco, céu pouco nublado e temperaturas que permanecem acima da média, sobretudo no interior e nas regiões do Sul.

Apesar de algumas madrugadas e noites mais frescas e húmidas, o ambiente diurno continua a recordar os dias amenos de fim de verão.

Entre quinta e domingo (9 a 12 de outubro), a influência persistente desta crista anticiclónica deverá assegurar tempo estável em grande parte do território continental.

Mapa atmosferico: núvens e chuva
Quinta feira irá começar com elevada cobertura de núvens que se irão dissipar ao longo do dia. Os Açores continuam sob ação de uma depressão atlântica.

No entanto, a aproximação de um sistema frontal enfraquecido vindo do Atlântico — que afetará principalmente os Açores — poderá trazer maior nebulosidade e chuviscos muito pontuais em regiões de elevada altitude no Norte e Centro.

Quais as únicas regiões do continente com probabilidade de chuva?

Na quinta-feira, o céu apresentará períodos de pouca nebulosidade, embora a madrugada comece com cobertura de nuvens baixas e humidade elevada em quase todo o território. Ao longo da tarde, prevê-se uma redução gradual da nebulosidade, mantendo-se o risco de precipitação residual restrita a zonas montanhosas como Piódão e Manteigas.

Mapa de Chuva
As únicas regiões com probabilidade de chuva nos próximos dias (Piodão e Manteigas), com valores baixos entre 0.2 mm e 1 mm.

As temperaturas máximas oscilarão entre 21 °C e 23 °C no Norte, 24 °C a 26 °C no Centro, e poderão atingir 28 °C no Alentejo e Algarve, devido ao transporte de ar mais quente do interior ibérico. O vento soprará de noroeste, fraco a moderado no interior e mais intenso junto ao litoral ocidental, com rajadas de 35 a 40 km/h.

A humidade irá manter-se elevada durante as madrugadas, descendo de forma acentuada durante o decorrer dos dias.

Na sexta-feira, prevê-se um ligeiro aumento da nebulosidade no litoral Norte e Centro, mas sem previsão de chuva significativa. O restante território manter-se-á seco e ameno, com máximas entre 25 °C e 29 °C, especialmente em Beja e na região da Grande Lisboa. O vento de noroeste persistirá moderado, tornando-se mais forte ao final do dia nas zonas costeiras.

Até quando esperar uma atmosfera estável sob Portugal Continental?

Durante o dia de sábado, a crista anticiclónica enfraquecerá ligeiramente, permitindo a passagem de nuvens médias e altas sobre o Norte, Centro e Sul. No entanto, o Sul continuará com temperaturas que poderão voltar a atingir os 30 °C no interior alentejano e na região da Grande Lisboa. O vento manter-se-á de noroeste moderado, com rajadas até 45 km/h junto ao litoral.

Mapa de cobertura de núvens e chuva
A crista anticiclónica enfraquece ligeiramente, permitindo a passagem de nuvens médias e altas sobre o Norte, Centro e Sul.

No domingo, a atmosfera estabiliza novamente, com céu parcialmente nublado no Norte e Centro, e períodos de sol mais prolongados a sul do Tejo. As temperaturas manter-se-ão ligeiramente acima do normal para outubro, e não se esperam avisos meteorológicos relevantes.