Crista anticiclónica continuará a influenciar o tempo em Portugal continental, mas uma depressão poderá afetar os Açores

Depois de um fim de semana de contrastes, com um sábado mais cinzento e fresco e um domingo quente e seco, espera-se uma semana de igual estabilidade atmosférica no continente, mas no arquipélago dos Açores poderá ser diferente.

Este outono começou tímido e assim deverá continuar ao longo dos próximos dias. Apesar de durante o fim de semana, especialmente no sábado, termos tido um dia mais cinzento e até com alguma chuva fraca em alguns locais do Norte do país, domingo voltou a brindar-nos com um dia típico de verão, seco, com valores de temperatura máxima agradáveis e com céu geralmente limpo.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Os próximos dias deverão manter o mote de domingo, ainda que as temperaturas máximas possam diminuir de forma generalizada a partir de terça-feira, dia 7 de outubro. Ainda assim, os dias manter-se-ão secos na nossa geografia continental.

Portugal continental continuará sob influência da crista anticiclónica

Esta segunda-feira contará com céu geralmente limpo, podendo haver alguma nebulosidade ao longo da faixa interior. No entanto, não há previsão de precipitação e as temperaturas máximas deverão aumentar em todo o país, esperando-se valores entre os 23 ºC em Viana do Castelo e Guarda e os 30 ºC em Coimbra, Évora e Santarém.

temperatura do ar à superfície
O Alentejo poderá ser a região mais quente do país durante o dia de hoje, segunda-feira, dia 6 de outubro.

A nível local poderão registar-se valores na ordem dos 30 ºC em vários pontos de Norte a Sul do país, sendo que o Alentejo poderá ser a região mais quente, com os termómetros a chegarem aos 32 ºC.

Terça-feira amanhecerá com nebulosidade em praticamente todo o continente e contará com uma descida generalizada dos valores máximos de temperatura. Com o passar das horas é expectável que as nuvens se comecem a dissipar, ainda que não totalmente.

Quanto aos valores de temperatura, esperam-se máximas entre os 19 ºC em Viana do Castelo e os 29 ºC em Évora e Beja. Localmente, os termómetros não deverão ultrapassar os 31 ºC no Vale do Douro e no Baixo Alentejo.

Quarta-feira, os Açores começarão a sentir os efeitos da aproximação de uma depressão

Ainda que este centro de baixas pressões, perfeitamente visível no mapa abaixo, não deva interferir com a estabilidade atmosférica sentida em Portugal continental, é esperado que comece a afetar o arquipélago dos Açores nas primeiras horas de quarta-feira, dia 8 de outubro.

rajadas de vento
A partir das primeiras horas da madrugada de quarta-feira, dia 8 de outubro, uma depressão irá aproximar-se dos Açores provocando chuva e aumento da velocidade do vento.

Os principais efeitos esperados são a ocorrência de precipitação moderada a forte e aumento da velocidade de rajada de vento. Quanto ao primeiro, é esperado que o Grupo Ocidental seja o primeiro a ser afetado pela chuva, onde os valores de acumulação de precipitação poderão ascender aos 60 mm na Ilha das Flores. A Ilha do Corvo poderá contar com acumulações na ordem dos 40 mm.

O segundo grupo mais afetado será o Central, com acumulações na ordem dos 65 mm na Ilha do Pico e de 50 mm na Ilha do Faial. A Ilha Terceira também poderá registar até 47 mm em alguns locais. As restantes ilhas deste grupo não deverão ultrapassar os 30 mm. O Grupo Oriental será o menos afetado, sendo que Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, poderá contar com acumulações de 17 mm, o valor mais elevado esperado para este grupo de ilhas.

Em relação ao vento, a velocidade máxima de rajada não deverá ultrapassar os 62 km/h no Grupo Ocidental (Flores). Já no Grupo Central, a Ilha do Pico contará com rajadas na ordem dos 70 km/h, devendo ser a mais ventosa das nove ilhas. São Miguel poderá contar com rajadas até 50 km/h na costa oeste da ilha. É expectável que ao longo do dia de quinta e sexta-feira este centro depressionário se desvie para Norte, afastando-se dos Açores.

No continente as temperaturas voltam a descer na quarta-feira, mas na quinta poderão recuperar-se

Quarta-feira, dia 8, à semelhança de terça-feira, contará com nebulosidade em boa parte do território, que se poderá dissipar à medida que as horas passam. Para este dia, não se descarta a possibilidade de ocorrência de precipitação fraca no Litoral Oeste.

precipitação acumulada
Na quarta-feira poderá registar-se a ocorrência de chuva fraca no Litoral Oeste.

Para além deste episódio de instabilidade atmosférica, podemos registar uma diminuição generalizada das temperaturas máximas, onde os valores deverão oscilar entre os 18 ºC em Viana do Castelo e Aveiro e os 25 ºC em Bragança, Castelo Branco e Faro.

A nebulosidade poderá persistir na quinta-feira, especialmente no Centro e Sul do país, onde não se descarta a possibilidade de ocorrência de precipitação fraca na zona do Piódão, durante a tarde. Contudo, neste dia, 9 de outubro, espera-se um aumento generalizado das temperaturas, onde os termómetros poderão variar entre os 21 ºC em Viana do Castelo, Aveiro e Guarda e os 27 ºC em Castelo Branco, Santarém e Évora.

Este aumento deverá manter-se na sexta-feira, com maior expressão ao longo da faixa litoral, onde os termómetros poderão chegar aos 25 ºC no Porto, 26 ºC em Braga, 27 ºC em Coimbra, 28 ºC em Leiria e 29 ºC em Lisboa e Santarém. Para sábado, esperam-se valores semelhantes ou superiores. No entanto, e tendo em conta a variabilidade das condições atmosféricas nesta altura do ano, aconselhamos que se mantenha atento às nossas previsões.