Grupo Ocidental e Central dos Açores sob aviso amarelo de precipitação até amanhã: esperam-se até 140 mm de acumulação

Como temos vindo a avançar, uma depressão chegou hoje aos Açores, tendo o IPMA emitido aviso amarelo para os grupos Ocidental e Central, devido à precipitação, por vezes, forte. Confira aqui os detalhes!
Tal como avançamos nas nossas previsões, uma depressão atlântica chegou ao arquipélago dos Açores nesta madrugada de quarta-feira, dia 8 de outubro. Chegou primeiro ao Grupo Ocidental e de seguida começou a nutrir efeitos adversos no Grupo Central. O IPMA emitiu aviso amarelo de precipitação, por vezes, forte, podendo ser acompanhada de trovoada para estes dois grupos.
Os avisos em questão estão em vigor desde as 3h no Grupo Ocidental e desde as 2h no Grupo Central. Os mesmos permanecerão em vigor até à meia-noite e até às 15h do dia 9, quinta-feira, respetivamente.
As próximas horas contarão com vários períodos de chuva forte em ambos os grupos
Ainda que nas últimas horas se possa ter notado uma intensificação da chuva em várias ilhas, os nossos modelos apontam para um incremento da precipitação nas próximas horas, com vários episódios de chuva forte ao longo do dia.
Ainda que a chuva também possa afetar o Grupo Oriental, com períodos de chuva fraca a moderada, os restantes grupos irão contar com a maior acumulação de precipitação, especialmente o Grupo Central, em que a Ilha do Pico poderá contar com até 63 mm apenas até ao final do dia de hoje, devendo este número aumentar ao início da madrugada de quinta-feira, onde se prevê chuva forte, pelo menos até ao final da manhã. Ainda durante a madrugada também se esperam episódios de trovoada no Grupo Central.

De acordo com o nosso modelo de referência, ECMWF, ao final da manhã de quinta-feira, os valores de acumulação de precipitação poderão chegar aos 140 mm no Pico, como podemos observar no mapa acima, ainda que as restantes ilhas do mesmo grupo possam registar valores próximos ou acima de 100 mm. Ao que tudo indica, a Ilha do Faial será a segunda mais afetada.
Para além da chuva e da trovoada, também se espera um aumento da velocidade de rajada de vento, em várias ilhas dos Grupos Ocidental e Central. Estas não deverão ultrapassar os 65 km/h.
Chuva deverá persistir até ao arranque da próxima semana
Ainda que de forma menos expressiva, é expectável que a chuva permaneça no arquipélago, podendo ocorrer nas diversas ilhas dos três grupos, de forma fraca a moderada, pelo menos até à madrugada de segunda-feira, dia 13 de outubro.
No entanto, até lá, os açorianos poderão contar com abertas, especialmente durante os dias de sábado e domingo e com temperaturas amenas, como é habitual. Também o vento diminuirá de velocidade, devolvendo uma sensação térmica mais agradável.