Tragédia no Texas: cheias deixam pelo menos 32 mortos e 27 meninas desaparecidas

O Dia da Independência nos Estados Unidos , 4 de julho, foi repleto de tristeza e tragédia. Várias pessoas morreram no Texas após inundações repentinas devastadoras na região de Hill Country. Veja as atualizações.

Rio Guadalupe, Texas
Uma cheia catastrófica atingiu Kerrville, no Texas (EUA) a 4 de julho. O Rio Guadalupe transbordou após chuvas torrenciais na noite anterior. Foto: Texas General Land Office.

Dezenas de pessoas morreram no centro do Texas após as devastadoras cheias repentinas que atingiram a região. Resgates aquáticos ocorreram ao longo do Rio Guadalupe na manhã de sábado, 5 de julho. Embora os socorristas não tenham confirmado o número exato de desaparecidos, informaram à imprensa que pelo menos 27 meninas estão desaparecidas no Camp Mystic, um acampamento de verão infantil.

Pelo menos 32 mortes foram registadas até ao momento de redação desta notícia (5 de julho), afirmou o xerife do Condado de Kerr, Larry Leitha, na noite de sexta-feira (4), durante uma conferência de imprensa com o vice-governador Dan Patrick e outras autoridades. Efatizaram que 237 pessoas foram evacuadas, incluindo 167 de helicóptero.

O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de emergência por inundação repentina após cerca de 380 mm de chuva terem caído no Condado de Kerr, fazendo com que o rio atingisse o seu segundo nível mais alto em 40 anos.

Relatórios até ao momento indicam que as chuvas constantes fizeram com que o Rio Guadalupe subisse cerca de 7,6 metros em 45 minutos, o que resultou no transbordamento das margens na sexta-feira (4), inundando comunidades rurais. As áreas afetadas incluem Kerrville, Center Point, Ingram, Comfort e muitas outras cidades.

Porque é que o Rio Guadalupe transbordou tão rápido?

De acordo com uma reportagem da CBS News, o administrador municipal de Kerrville, Dalton Rice, tentou explicar como o Rio Guadalupe inundou tão rapidamente.

Guadalupe River Texas flood 4 july 2025
A crista do Rio Guadalupe, perto de Bergheim, a noroeste de San Antonio, Texas, subiu 15 metros em apenas 1 a 3 horas, e a chuva continua a cair. Fonte: NOAA.

"Se observar o Rio Guadalupe... há uma bifurcação norte e uma bifurcação sul", disse Rice na sexta-feira à noite. "Desde 1987, em condições normais, se é que podemos chamar assim, encontramos água numa dessas áreas, e essas duas bifurcações convergem para o Guadalupe, que atravessa a cidade de Kerrville".

"Esta chuva somou-se a isso e despejou mais chuva do que o previsto em ambas as bifurcações", continuou Rice. "Quando recebemos o relatório, havia cerca de 2 metros na bifurcação sul, e em poucos minutos atingiu 8 metros, e toda aquela chuva atingiu o Rio Guadalupe", disse.

Os meteorologistas atribuem o dilúvio a uma frente estacionária e à humidade tropical do Golfo do México; também vale a pena realçar que está prevista mais chuva para o que resta deste fim de semana (domingo, 6 de julho).

A cheia da passada sexta-feira (4) trouxe de volta memórias da cheia mortal do Rio Guadalupe a 17 de julho de 1987.

O Rio Guadalupe em Hunt atingiu o seu segundo nível mais alto já registado, e mais alto que a famosa cheia de 1987.

Isto foi afirmado na recolha de imprensa, citando o Serviço Nacional de Meteorologia (NWC).

O governo do Texas declarou estado de emergência devido às cheias repentinas em 15 condados nas regiões oeste e central, enquanto a região de Hill Country continua a ser atingida por fortes chuvas e inundações.

As operações de procura e resgate continuam

Pelo menos 32 mortes foram confirmadas e 27 meninas foram dadas como desaparecidas no Camp Mystic, um acampamento de verão. Pontos de emergência estão no local e os moradores estão a ser incentivados a evacuar ou a abrigarem-se no local. Operações de resgate, que envolvem helicópteros, drones e centenas de pessoas, continuam em toda a região.

A maioria dos campistas está segura, mas não puderam ser evacuados imediatamente porque as águas da cheia deixaram as estradas locais intransitáveis, disseram autoridades.

O governador Greg Abbot assinou uma declaração de desastre para vários condados durante uma conferência de imprensa na sexta-feira à noite, dizendo que "garante que todos os condados terão acesso a todas as ferramentas, estratégias e pessoal que o Estado do Texas pode fornecer, que serão ilimitados".

"Não mediremos esforços para garantir que todos os ativos, pessoas e aeronaves — tudo o que for necessário — estejam envolvidos no processo de resgate até a última pessoa, e que todos os envolvidos sejam totalmente responsáveis", disse Abbott.

Mais de 20 pessoas continuam desaparecidas no Camp Mystic

"Não temos uma estimativa" de quantas pessoas estão desaparecidas, disse o xerife Leitha na sexta-feira à noite, acrescentando que ainda acredita-se que haja "entre 23 e 25" campistas desaparecidos do Camp Mystic.

O vice-governador Patrick dirigiu-se aos pais das crianças no Camp Mystic, onde cerca de 750 crianças frequentavam o acampamento quando a cheia ocorreu. "Se estiverem vivos e seguros, nós encontrá-los-emos e iremos trazê-los para casa", disse Patrick durante a conferência de imprensa.

enchentes, Texas
Crianças estão desaparecidas enquanto esforços intensivos de resgate continuam após inundações catastróficas no Texas.

O Camp Mystic, um acampamento de verão cristão para meninas no Rio Guadalupe, tem quase um século de existência. As suas instalações incluem um salão de recreação construído na década de 1920 com ciprestes locais, segundo o site New York Times.