Ar polar traz tempo mais fresco e ventoso este fim de semana

O vento de noroeste que trouxe consigo uma massa de ar polar marítima, é o responsável pelo arrefecimento do estado do tempo em Portugal continental. Durante o fim de semana as temperaturas vão baixar mais. Confira a previsão para os próximos dias!

outono; frio; mulher
O tempo vai arrefecer nos próximos dias devido à passagem da massa de ar polar em território ibérico.

Estamos no outono e é normal que ocorram mudanças frequentes e bruscas na atmosfera. Ontem chegou uma dessas variações que pode causar estranheza aos cidadãos, mas que são próprias desta altura do ano.

Na quinta-feira à tarde começou a entrar no território continental português uma massa de ar de origem polar que hoje, devido a uma tempestade intensa situada a oeste das Ilhas Britânicas e a um anticiclone posicionado a norte dos Açores, encontrará a passagem para que a sua existência seja ainda mais evidente. Desta forma irá provocar uma descida geral das temperaturas, tanto das máximas como das mínimas, consideravelmente mais evidente nas regiões Norte e Centro, sobretudo quanto mais para o interior estivermos. De Lisboa e Vale do Tejo para sul esta alteração térmica não será tão notória, passando quase despercebida no Alentejo e no Algarve.

A massa de ar polar marítimo vai trazer descida generalizada das temperaturas, resultando no primeiro fim de semana de tempo tipicamente de outono no nosso país

A descida das temperaturas será evidente neste sábado, sobretudo das mínimas, fazendo-se notar com particular ênfase nas regiões de Trás-os-Montes e da Beira Alta. Por lá, os termómetros baixarão até aos 4 ºC (Bragança) e 5 ºC (Guarda). O vento do quadrante noroeste incrementará ainda mais a sensação de frio, trazendo o primeiro fim de semana tipicamente outonal às nossas latitudes.

Convém lembrar que também estamos dependentes da evolução dos restos do ex-ciclone Paulette, agora como tempestade tropical, situada a sul dos Açores, cuja trajetória não estava bem clara uma vez que poderia entrar pelo sudoeste português. Felizmente, parece que não trará consequências meteorológicas para o nosso país.


Sábado mantém a tendência, mas domingo volta a aquecer

Para sábado prevê-se um dia ligeiramente mais frio do que esta sexta-feira. A massa de ar polar marítima continuará a galgar terreno, progredindo num sentido oeste-este, praticamente não se desenvolvendo pela metade austral do país.

O vento de noroeste soprará moderado a forte com rajadas de 50 km/h, com particular incidência no litoral nas cidades de Aveiro e Leiria. Teremos em geral um dia soalheiro, com pouca nebulosidade, exceto na região Norte onde se prevê céu muito nublado e com algum potencial para a ocorrência de precipitação. Este cenário meteorológico será de transição, dado que no domingo o tempo volta a aquecer.

Durante o dia de domingo antecipa-se uma pequena subida das temperaturas, que será no entanto marcado por um ambiente cinzento e húmido... de pouca duração e que terá um curto período de vida de madrugada, entre as 1h e as 4h da manhã. Estima-se um cenário de aguaceiros fracos, irregularmente distribuídos pelo norte do país, e por parte do centro, nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Viseu, Porto, Aveiro e Coimbra.

As nortadas vão continuar a soprar com alguma intensidade. Nas restantes horas do dia e nas outras regiões, a tendência prevista aponta para mais nebulosidade, ainda que com várias abertas a surgirem, deixando espaço para o sol brilhar.