Amanhã, 12 de agosto, as temperaturas mais altas de Portugal serão registadas nestas 7 localidades: até 44ºC

Ainda que seja expectável que as temperaturas se mantenham elevadas em boa parte do país, amanhã, terça-feira, espera-se o pico do calor desta semana. Saiba mais aqui!

Esta segunda-feira amanheceu nublada nas zonas costeiras, mas conta com céu geralmente limpo na maior parte do território continental. No entanto, espera-se que as nuvens regressem ao país com o passar das horas.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Desta forma, terça-feira contará com nebulosidade crescente logo a partir das primeiras horas da madrugada, sendo que nas primeiras horas da manhã a mesma comece a densificar, podendo resultar em alguns períodos de chuva fraca. Durante a tarde espera-se que praticamente todo o território conte com céu parcialmente nublado e com alguma chuva fraca e dispersa, especialmente no interior das regiões Norte e Centro.

O dia mais quente da semana poderá contar com 44ºC nestas regiões

Como já referimos, terça-feira poderá contar com nebulosidade, chuva e até trovoada. No entanto, o calor irá permanecer, dando lugar a um dia quente e abafado em todo o país. No que aos distritos do litoral diz respeito, espera-se que as temperaturas mais elevadas sejam registadas no interior dos mesmos, nas zonas mais afastadas do mar.

Ainda assim, esperam-se valores máximos entre os 25ºC em Aveiro e os 42ºC em Beja. É importante referirmos que no Norte, as máximas mais elevadas do dia deverão sentir-se pelas 12h, devendo os termómetros começarem a diminuir lentamente a partir das primeiras horas da tarde, devido à chegada de alguma instabilidade.

anomalia térmica
Os valores de anomalia positiva podem chegar aos 16ºC na área de Lisboa durante a tarde de amanhã, terça-feira.

Já na região Sul e numa parte da região Centro, os valores mais elevados serão sentidos durante a tarde, como é habitual, e localmente, poderão chegar aos 44ºC, especialmente no Baixo Alentejo, segundo o modelo europeu ECMWF.

As localidades mais afetadas pelo calor, de acordo com este modelo de previsão, deverão ser Brinches, Baleizão, Salvada, Albernôa, Entradas, Alcaria Ruiva, todas a poderem chegar aos 43ºC, e Mértola que poderá alcançar os 44ºC.

O modelo europeu mostra máximas até 44ºC e o modelo americano mostra valores até 45ºC.

Contudo, e de forma a podermos ter mais que um cenário em vista, o modelo americano GFS, mostra valores um pouco diferentes. Este aponta para temperaturas máximas na ordem dos 44ºC para diversos locais do Alto e Baixo Alentejo, nos distritos de Évora, Portalegre e Beja, podendo mesmo chegar aos 45ºC nas áreas próximas a Mora (Évora) e Moura e Mértola (Beja).

De qualquer forma, este poderá ser o dia mais quente da semana, pois tendo em conta as mais recentes atualizações, é esperado que até ao fim de semana não se registem valores muito acima dos 40ºC.

A chuva poderá marcar presença até quarta-feira

Agora no que à instabilidade que se aproxima diz respeito, a mesma deverá instalar-se na terça-feira, mas será de rápida passagem, pelo que ao longo da madrugada de quarta-feira poderá dissipar-se, dando lugar a um dia praticamente seco e soalheiro.

precipitação acumulada
Entre terça e quarta-feira poderá haver possibilidade de precipitação nas regiões Norte e Centro, ainda que pouco significativa.

As temperaturas vão diminuir ligeiramente um pouco por todo o país, mas ainda assim manter-se-ão elevadas, principalmente na faixa interior o no Sul do país. Desta forma, esperam-se valores entre os 22ºC em Viana do Castelo e os 40ºC em Beja.

É expectável que na quinta-feira haja um novo pequeno aumento generalizado, que será mantido na sexta, à exceção do litoral, que neste dia poderá registar uma diminuição dos valores. Para o fim de semana, espera-se uma diminuição mais acentuada das temperaturas, sendo que sábado poderá contar com máximas entre os 20ºC em Viana do Castelo e os 38ºC em Beja.