O modelo europeu insiste que este será o dia mais quente da semana em Portugal: o mercúrio pode chegar aos 44ºC!

Ainda que possam haver algumas oscilações de temperatura ao longo dos próximos dias, o modelo europeu ECMWF continua a insistir em valores extremamente elevados para este dia. Confira a previsão!
Como já temos vindo a avançar, adivinha-se uma subida das temperaturas no arranque desta semana. O IPMA emitiu avisos laranja, devido às temperaturas elevadas persistentes, para os distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu. Os restantes distritos estão sob aviso amarelo. Estes últimos estarão em vigor até às 18h do dia 12, terça-feira. Já os avisos laranja permanecerão em vigor até à meia-noite do dia 13, quarta-feira.
Esta segunda-feira, apesar de poder contar com alguma nebulosidade, será um dia geralmente soalheiro e com temperaturas máximas entre os 22ºC em Viana do Castelo e os 41ºC em Beja, sendo que localmente se poderão registar até 43ºC no Alentejo, que deverá ser a região mais quente do país.
A região Sul será a mais fustigada pelo calor nas próximas horas
Já havíamos referido que a região Sul deveria ser a região mais afetada pelo calor neste início de semana e as mais recentes atualizações do nosso modelo de confiança, ECMWF, comprovam o mesmo. Ainda que hoje já se denote a subida das temperaturas, amanhã, terça-feira, poderá atingir-se um dos valores mais elevados da semana, senão o mais elevado, nesta região.

Terça-feira espera-se um dia nublado em boa parte das regiões Norte e Centro, podendo mesmo contar com alguma precipitação fraca no Norte do país. No entanto, isto não significa que as temperaturas diminuam, pelo contrário.
É esperado um ligeiro aumento, mais expressivo no Sul, que resultará em valores de temperatura máxima entre os 24ºC em Viana do Castelo e os 42ºC em Beja, sendo que localmente, essencialmente no Baixo Alentejo, se poderão registar até 44ºC, segundo o ECMWF. Já o modelo americano, GFS, mostra-nos esse mesmo valor noutras zonas, como o Alto Alentejo e o Ribatejo.
Quarta e quinta-feira poderão trazer algum alívio térmico
No Norte, especialmente, as temperaturas poderão baixar, principalmente à noite, podendo facilitar o arrefecimento de muitas casas. Esperam-se entre os 23ºC em Viana do Castelo e os 40ºC em Beja.
Esta diminuição das temperaturas deverá dar-se na quarta-feira, onde se espera uma madrugada com chuva e até trovoada, com maior incidência na região Norte, mais especificamente no interior.
Na quinta-feira ainda se denotará este alívio no Norte, apesar de uma pequena subida, onde os valores máximos não deverão ultrapassar os 24ºC em Viana do Castelo e os 40ºC em Beja. Esta tendência de aumento deverá manter-se nos dias seguintes.