Tempo em Portugal na próxima semana: poeiras, alívio temporário da temperatura e possibilidade de chuva e trovoada

A semana arranca quente e seca, mas há possibilidade de a chuva, acompanhada de trovoada, fazer-nos um visita breve. Confira a previsão aqui!

Este domingo conta com temperaturas elevadas em todo o país, onde as máximas chegaram aos 40ºC em vários locais de Norte a Sul, ultrapassando esse marco nas zonas tendecialmente mais quentes, como o Vale do Douro e o Alentejo.

No vídeo

Ao longo dos próximos dias teremos duas baixas pressões a influenciar o estado de tempo no continente, pelo que se espera nebulosidade e até alguma chuva fraca, podendo ser acompanhada de trovoada.

Os distritos de Vila Real e Bragança mantém-se sob aviso vermelho até às 18h de hoje, passando depois a aviso laranja até às 18h do dia 12 de agosto, terça-feira. Segundo a mais recente atualização do IPMA, todos os distritos se encontram sob aviso meteorológico de calor.

A partir de amanhã, todos os distritos da faixa interior e região Sul estarão sob aviso laranja e os distritos do litoral Norte e Centro, (à exceção de Lisboa, cujo aviso será laranja), estarão sob aviso amarelo. Todos os avisos manter-se-ão, pelo menos, até terça-feira.

A semana arranca quente, seca e com a presença das poeiras saarianas

Segunda-feira, dia 11 de agosto, amanhecerá com nevoeiro junto à costa litoral Norte e Centro, devendo o mesmo permanecer, especialmente no Norte do país. Espera-se também alguma nebulosidade nas regiões Norte e Centro, ainda que o dia se espere seco.

névoa seca; poeiras
A concentração de poeiras vai aumentar, à medida que as horas passam.

Para além disto, o horizonte deverá tornar-se bastante turvo, devido à presença das poeiras em suspensão, provenientes do deserto do Saara, que deverão aumentar a sua concentração à medida que as horas passam.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Em relação às temperaturas, as mesmas continuarão elevadas em todo o país, sendo esperados valores entre os 22ºC em Viana do Castelo e os 40ºC em Beja. Nos locais junto ao mar, os valores serão mais baixos, sendo que o IPMA alerta para temperaturas elevadas no interior dos distritos pertencentes à faixa litoral, justificando, assim, os avisos amarelos.

Terça-feira o calor intensifica-se, mas a chuva e a trovoada poderão marcar presença

Na terça-feira o calor volta a apertar, de forma generalizada, onde se esperam valores máximos entre os 23ºC em Viana do Castelo e os 42ºC em Beja. Localmente os valores podem aproximar-se dos 45ºC nas zonas do Ribatejo e Alentejo.

No entanto, este será um dia que contará com nebulosidade crescente à medida que as horas passam. Para além disto, os nossos mapas mostram uma pequena possibilidade de alguma chuva fraca no litoral Norte do país, durante a manhã, e alguma precipitação também fraca ao início da tarde para o interior Centro.

densidade de raios
A probabilidade de trovoada aumenta na próxima terça-feira, em praticamente todo o país.

Desta forma, espera-se também a ocorrência de trovoada, principalmente durante o período da tarde. Esta poderá acontecer devido ao aquecimento significativo das superfícies e à energia convectiva (CAPE), que será bastante elevada nesse dia, e poderá gerar as nuvens de tempestade que originam este fenómeno.

Quarta-feira poderá arrancar tempestuosa, mas contará com alívio dos termómetros

Esta mesma energia convectiva manter-se-á elevada na quarta-feira, especialmente durante a madrugada, mas principalmente nas regiões Norte e Centro, onde se esperam também períodos de trovão, com maior expressão no Nordeste Transmontano.

Durante a madrugada de quarta-feira deverão ocorrer alguns episódios de chuva, também com maior intensidade no Nordeste Transmontano, mas é expectável que a mesma se dissipe ao amanhecer, dando lugar a um dia seco e com céu geralmente limpo.

Em relação às temperaturas, poderá denotar-se um alívio dos termómetros em todo o país, mas com mais expressão no Norte. Assim, os valores poderão variar entre os 21ºC em Viana do Castelo e os 39ºC em Beja.

Quinta-feira seguirá o mote e as temperaturas descem um pouco, mas sexta-feira voltam a subir

Ambos os dias esperam-se soalheiros e sem possibilidade de chuva e contarão com temperaturas elevadas, ainda que na quinta-feira, dia 14 de agosto, os termómetros possam diminuir ligeiramente, esperando-se valores entre os 21ºC em Viana do Castelo e os 36º em Beja.

No entanto, sexta-feira os valores voltam a aumentar, resultando em máximas entre os 23ºC em Viana do Castelo e os 38ºC em Beja. Em contraste com a noite de quinta-feira que se espera fresca, a noite de sexta contará com valores mais tropicais, mesmo na faixa litoral.