Plantas para quem não tem tempo: 3 espécies para manter dentro de casa sem complicações

Para os amantes de plantas que têm pouco tempo, ou para aqueles que procuram decorar espaços interiores, estas três plantas são ideais e altamente recomendadas, pois são fáceis de cuidar, resistentes e perfeitas para adicionar vegetação sem exigir atenção constante.

Três tipos de plantas que requerem pouca rega, cuidados mínimos e melhoram os seus espaços interiores.
Três tipos de plantas que requerem pouca rega, cuidados mínimos e melhoram os seus espaços interiores.

Não há nada mais bonito do que ter o seu próprio jardim repleto de plantas deslumbrantes e apelativas, das quais se pode sentir um orgulho puro e genuíno. O pormenor, que não é de somenos importância, é que normalmente não é fácil ter o tempo e o espaço necessários para criar um jardim assim, como deve ser.

No entanto, nesta era do imediatismo, em que as coisas boas são ainda melhores quando são breves, há plantas que são perfeitas para dar vida a um jardim interior. Um jardim interior de manutenção rápida e simples, do tipo que cresce e se desenvolve entre cadernos, objetos decorativos, mesas e cadeiras num ambiente fechado.

Plantas de interior, as aliadas de um “jardim” interior

Escritórios, casas onde o betão e a construção seca são comuns, e espaços onde a luz natural é limitada são alguns dos locais ideais para trazer o verde e a natureza com plantas de interior.

Além disso, são plantas resistentes, que podem passar sem grandes quantidades de água ou regas frequentes e regulares. Com base nestas caraterísticas, recomendamos três plantas que são perfeitas para dar vida e natureza aos ambientes interiores, sem ter de passar horas intermináveis a mantê-las.

Pothos

Poucas plantas são tão tolerantes como a pothos quando se trata de cuidadores menos responsáveis ou com pouco tempo livre. É uma das espécies de rasteiras mais populares para espaços interiores, pois cresce rapidamente, é altamente adaptável e proporciona frescura imediata graças às suas folhas verdes com estrias amarelas e brancas.

O Pothos é uma planta perfeita para escritórios, prateleiras e jardins interiores suspensos.
O Pothos é uma planta perfeita para escritórios, prateleiras e jardins interiores suspensos.

A resiliência do pothos torna-o uma planta completamente adaptável, quer seja colocado em áreas com luz natural indireta brilhante ou em cantos mais escuros.

Os vasos suspensos, as prateleiras e os parapeitos são locais ideais para deixar o pothos crescer livremente. No que diz respeito à rega, basta regar apenas quando a camada superior da terra estiver seca ao toque. Nem mais nem menos.

É também conhecida por ser uma planta muito agradecida, pois bastam os cuidados mais básicos e essenciais para que cresça forte e saudável.

Espada de São Jorge (Sansevieria)

Embora o seu nome científico seja sansevieria, esta planta é popularmente conhecida como língua de sogra. Estamos a falar daquela que é provavelmente a planta de interior mais recomendada para os principiantes em jardinagem.

É uma das espécies mais resistentes que existem, e isso não é exagero, pois tolera falta de rega, pouca luz natural e mudanças bruscas de temperatura. Não há verdadeiramente nada que possa derrotar a língua da querida sogra.

A Sansevieria, ou espada de São Jorge, não deve ser regada com mais frequência do que de 10 em 10 dias.
A Sansevieria, ou espada de São Jorge, não deve ser regada com mais frequência do que de 10 em 10 dias.

Estas plantas são ideais para salas de estar, quartos, corredores escuros ou escritórios. Como se isso não bastasse para fazer dela a planta perfeita para pessoas com pouco tempo, a sansevieria é também uma excelente planta purificadora do ar, tornando-a uma excelente escolha para espaços fechados.

Como cuidar da língua da sogra? As regas devem ser espaçadas, no máximo a cada 10 a 15 dias, pois o excesso de água é o seu principal inimigo, e deve ser plantada em solo com boa drenagem.

Planta ZZ (Zamioculcas)

O velho ditado “menos é mais” pode ser facilmente aplicado aos cuidados com a planta ZZ. É uma das plantas que requer menos manutenção, mesmo que as suas folhas brilhantes, carnudas e de um verde profundo possam sugerir o contrário.

A planta ZZ armazena água nas suas raízes, o que lhe permite passar vários dias sem regar.
A planta ZZ armazena água nas suas raízes, o que lhe permite passar vários dias sem regar.

A característica principal da planta ZZ é o facto de armazenar água nas suas raízes, o que lhe permite passar longos períodos sem regar. É quase como um camelo, mas no reino vegetal. Por esta razão, é também ideal para espaços mais escuros e fechados, sem necessidade de alguém que esteja constantemente a vigiar o seu cuidado.

Regar a cada duas ou três semanas é geralmente mais do que suficiente.