A que horas irá a chuva abrandar amanhã no Porto? Antes ainda vão cair 60 mm

Apesar de breves tréguas da chuva nesta tarde de sexta-feira de Halloween, 31 de outubro, a precipitação na cidade do Porto vai ganhar força nas próximas horas e no sábado, dia 1. Saiba quando irá começar a abrandar.

Nas restantes horas desta sexta-feira (31) e até meio da tarde de amanhã - sábado, 1 de novembro, feriado e Dia de Todos os Santos - o temporal de Halloween continuará agreste no que toca à precipitação nas Regiões Norte e Centro.

Isto dever-se-á à passagem de uma frente fria muito ativa, relativamente estacionária sobre estas porções de Portugal continental, que será alimentada em todo este período de tempo por um fluxo de Oes-Sudoeste carregado de humidade, conhecido como rio atmosférico. A precipitação gerada pela frente vai ser reforçada pelo rio de humidade, esperando-se períodos de chuva persistente e pontualmente fortes.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

A partir do meio da tarde de amanhã, dia 1, a precipitação tenderá a dissipar-se no Norte e no Centro, rumando para as regiões mais meridionais do país, onde cairá de forma mais irregular e dispersa.

Entre a meia-noite e as 09:00 de sábado, dia 1, prevê-se o período mais crítico da chuva no litoral Norte

Nos distritos do litoral Norte (Viana do Castelo, Braga e Porto) a frente fria será particularmente ativa nas restantes horas desta sexta-feira (31) de Halloween, mas também no período entre a meia-noite e as 09:00 da manhã de sábado (1).

Nas próximas horas desta sexta (31) e na madrugada e manhã de sábado, 1 de novembro, é bastante provável a ocorrência de novos impactos derivados deste episódio de chuva abundante, tais como inundações rápidas em meios urbanos e possíveis transbordamentos de cursos de água, entre outros, tanto na Área Metropolitana do Porto, como noutras zonas do Norte e Centro, com destaque para os distritos de Aveiro e Viseu e e especificamente as suas áreas montanhosas.

Analisando especificamente aquilo que os mapas de referência da Meteored preveem em relação à cidade do Porto, entre o fim da tarde de hoje e a meia-noite de sábado, dia 1, ainda poderão cair mais 35 mm.

Até às 07:00 da manhã de sábado, 1 de novembro, a cidade do Porto poderá somar pouco mais de 60 mm. Atenção também aos distritos de Aveiro e Viseu, que poderão acumular mais de 150 mm nalgumas zonas.

Amanhã, 1 de novembro, num período de apenas 7 horas, entre a meia-noite e as 07:00 da manhã, preveem-se mais 25 mm de chuva na cidade do Porto, o que a juntar à precipitação acumulada desta sexta-feira (31), poderá originar um total de 60 mm em pouco mais de 12 horas.

Quando é que a chuva irá finalmente começar a abrandar na cidade do Porto?

De acordo com o modelo de confiança da Meteored (ECMWF), a precipitação começará a abrandar na cidade do Porto a partir das 07:00 da manhã de sábado, dia 1, graças à deslocação da superfície frontal fria para leste e para sul. Nas restantes horas da manhã e até meio da tarde, serão os distritos do interior Norte e Centro e também os do litoral Centro a receber chuva mais abundante.

Pelas 03:00 da manhã prevê-se uma acumulação horária de 6 mm na cidade do Porto, que a juntar a um período de pouco mais de 12 horas, poderá dar um total de 60 mm de chuva acumulada, antes da precipitação começar finalmente a abrandar.

Muita cautela também para os residentes da área correspondente aos distritos de Aveiro e Viseu, especialmente nas zonas montanhosas, uma vez que os nossos mapas antecipam que esta seja a área mais afetada de toda a geografia do Continente neste sábado, 1 de novembro. Estão previstos mais de 75 mm em apenas 12 horas, entre a meia-noite e o meio-dia de amanhã (1), num total de 150 mm a somar ao que ainda poderá cair nas restantes horas desta sexta-feira, dia 31.

A partir do meio da tarde de sábado (1) a chuva terá tendência a dissipar devido à movimentação da frente fria, pelo que o tempo começará finalmente a estabilizar no Norte e no Centro. O céu manter-se-á nublado, com eventuais abertas à espreita, embora nalguns locais possam surgir aguaceiros fracos. Como já foi referido acima, a precipitação poderá surgir mais a sul no Alentejo e em pontos do Algarve, embora também ocasionalmente na zona da Grande Lisboa.