Bases lunares e cães robots: uma combinação feita no espaço?

Os cães-robô estão a ser testados em cavernas na Terra. Descubra porquê enquanto exploramos a possibilidade de os cães-robô se tornarem os companheiros de confiança dos futuros colonos lunares.

LEAP (Legged Exploration of the Aristarchus Plateau) é um estudo de conceito de missão financiado pela ESA para explorar alguns dos terrenos lunares mais difíceis. Crédito: ETH Zürich/Robotics Systems Labs (RSL)
LEAP (Legged Exploration of the Aristarchus Plateau) é um estudo de conceito de missão financiado pela ESA para explorar alguns dos terrenos lunares mais difíceis. Crédito: ETH Zürich/Robotics Systems Labs (RSL)

Com planos para colonizações lunares como Artemis, serão necessários grandes feitos de engenharia e ciência, e o melhor amigo da humanidade, sob a forma de robot, poderá fazer parte disso.

Existem no mercado cães-robô de algumas centenas de libras a milhares. As empresas de robótica têm vindo a lançar alguns modelos inovadores, como o Unitree e o Spot.

Alguns são tecnologicamente mais sofisticados do que outros. Cães-robôs tecnologicamente avançados poderão ajudar em futuras missões lunares, nomeadamente na colonização.

Tubos de lava lunares

Não se trata de uma obra de ficção científica, pois os cães-robôs parecem fazer parte dos planos de exploração da Lua para a fase de construção de uma base lunar.

A teoria é que os cães-robô poderiam ser úteis para explorar os limites dos tubos de lava na Lua - estruturas subterrâneas que foram escavadas depois de um fluxo de lava ter formado uma forma semelhante a um tubo.

Existem até composições rochosas de tubos de lava aqui na Terra semelhantes em composição mineral às descobertas durante as missões Apollo. Análogos semelhantes de tubos de lava na Terra servem como modelos importantes para projetos de engenharia geotécnica.

Cão-robô prepara-se para ir à Lua

Um cão-robot chamado LEAP (Legged Exploration of the Aristarchus Plateau) está pronto para explorar Aristarchus - uma das regiões da Lua em que a Agência Espacial Europeia está interessada.


O conceito de cães-robô na Lua já faz parte da investigação científica.

“O objetivo do LEAP é o planalto de Aristarco, uma região da Lua particularmente rica em caraterísticas geológicas, mas de difícil acesso”, explicou Patrick Bambach, do Instituto Max Planck para a Investigação do Sistema Solar, na Alemanha.

“Com o robô, podemos investigar características chave para estudar a história geológica e a evolução da Lua, como a ejeta em torno de crateras, locais de impacto recentes e tubos de lava colapsados, onde o material pode não ter sido alterado pela meteorização espacial e outros processos.”

Várias organizações estão a testar o potencial dos cães robôs, por vezes em cavernas e tubos de lava. A ESA também tem estado a testar recentemente o Olympus, que tem agilidade suficiente para saltar e aterrar com todos os pés (ou “patas”) de pelo ford.

Um salto em frente para a robótica espacial

Os rovers tradicionais na Lua e em Marte têm tido as suas limitações para navegar em terrenos acidentados, como solos soltos e pedregulhos. Isto ficou bem claro quando o rover Spirit ficou preso na areia marciana!

Espera-se agora que os cães robôs possam ajudar os astronautas a explorar áreas de difícil acesso - desde encostas íngremes a cavernas e tubos de lava.

Existem planos ambiciosos para que o LEAP seja utilizado através do European Large Logistic Lander (EL3)da ESA, que deverá começar a aterrar na Lua entre o final da década de 2020 e o início da década de 2030.

O LEAP é um robô ANYmal, desenvolvido na ETH Zürich e na sua spin-off ANYbotics. Os académicos ajudaram a prepará-lo para o ambiente lunar.

“A capacidade do LEAP para recolher amostras selecionadas e trazê-las para um veículo de aterragem ou de subida oferece oportunidades adicionais interessantes para missões de retorno de amostras em ambientes altamente difíceis na Lua ou em Marte”, disse Bambach.

Uma relação de trabalho saudável entre astronautas e cães robô como o LEAP e o Olympus pode ser o futuro da exploração lunar e talvez mesmo da exploração espacial. Seria realmente uma combinação feita no espaço.

Referências da notícia

Four-legged Jumping Robots LEAP to Explore the Moon. Europlanet.

Moon's best friend: Robot dogs could be future lunar explorers. Space.

Yujie Feng, Peng-Zhi Pan, Xuhai Tang, Zhaofeng Wang, Yuxin Li, Altaf Hussain, A comprehensive review of lunar lava tube base construction and field research on a potential Earth test site, International Journal of Mining Science and Technology, Volume 34, Issue 9, 2024, Pages 1201-1216, ISSN 2095-2686, https://doi.org/10.1016/j.ijmst.2024.06.003