O melhor tempo para épicos pores do sol

Pores do sol acontecem todos os dias, mas às vezes são incríveis e outras vezes o céu parece ficar escuro. Aqui está como prever e procurar por um bom pôr do sol.

Sol alaranjado
Moléculas de ar e partículas de aerossóis espalham luz azul e permitem a passagem de luz vermelha, tornando o sol laranja à medida que se põe.

Se você é fotógrafo, caminhante ou simplesmente ama o campo, então perseguir um mágico pôr do sol pode ser uma das coisas mais gratificantes de se fazer ao ar livre. Mas para se conseguir um realmente bom, é preciso um conjunto específico de condições. Aqui está o que precisa de ter em atenção.

Cores fantásticas

À medida que o sol se põe cada vez mais baixo no céu, torna-se cada vez mais avermelhado. A atmosfera espalha a luz azul, mas permite que a luz vermelha passe facilmente; à medida que o sol se põe, a sua luz passa pela atmosfera num ângulo oblíquo, e assim passa por mais ar antes de nos alcançar no chão. Isto significa que quanto mais baixo o sol está, mais a luz azul é removida e mais avermelhada a luz parece.

A cor ainda se destaca mais quando há muita poeira e aerossóis na atmosfera. No Reino Unido, isto acontece quando recebemos poeira de África, ou se temos eventos significativos de poluição - frequentemente durante períodos de alta pressão, que aprisionam a poluição no local. O grande assassino das boas cores é a nuvem de baixa altitude. Se houver demasiadas nuvens no Ocidente, então o sol extingue-se antes de aparecerem as melhores cores.

Torná-lo épico

Você pode ter saído numa tarde totalmente limpa e observado o sol a mudar de cor e desaparecer, deixando um pequeno brilho laranja no horizonte. Isto é bonito, mas para ser épico, precisa de mais um ingrediente. Nuvens.

Pôr do sol escuro e claro
Nuvens altocúmulos são excelentes para apanhar a luz do pôr do sol.

Já dissemos que as nuvens de baixa altitude para o Ocidente fazem desaparecer o pôr-do-sol, mas se estiverem nuvens altas acima ou para o Oriente, estas capturam a luz quando o sol se põe; iridescentes brilhantes, rosas, laranjas e amarelas. São estas nuvens que tornam épico um pôr do sol.

Um bom tipo de nuvem a ter em conta é o cirrus. Estas são altas, finas e parecem etéreas quando apanhadas pelo sol poente. Muitas vezes formam-se à frente de uma frente quente e as frentes quentes também providenciam céus limpos para o leste.

Outro bom tipo de nuvem é o altocúmulos de média altitude. Esta é mais espessa e pode captar luz mais forte, dando origem a cores mais profundas, mas há uma maior probabilidade de fazer desaparecer o sol demasiado cedo. Os altocúmulos tendem a formar-se durante condições de alta pressão e podem dar origem a pores do sol com manchas alternadas de brilho e escuridão.

Não esqueça o nascer do sol

Você pode ter que se levantar especialmente cedo para o nascer do sol, mas muitas vezes, o nascer do sol pode ser ainda mais cativante do que o pôr-do-sol. É uma grande chance de apanhar inversões térmicas se conseguir chegar ao topo da colina, o que significa que pode contemplar bonitos cenários de névoa a espraiarem-se abaixo de si ao longo do vale.

Lembre-se, os ingredientes para cenas épicas são: nuvens de nível alto ou médio acima de si e longe do sol, com céu limpo e sem nuvens de baixa altitude. Feliz caça ao pôr do sol (ou nascer do sol)!