Morning Glory, a nuvem mais espetacular que alguma vez verá no céu

Poucas nuvens no mundo receberam um nome próprio. Uma delas é a Morning Glory na Austrália, uma espécie de nuvem baixa com um aspeto espetacular.

morning glory
Vista aérea da morning glory (stratocumulus volutus). Autor: Mick Petroff, NASA.

As nuvens podem proporcionar-nos espetáculos sem paralelo, um dos quais é conhecido como a nuvem morning glory na Austrália, que deixa boquiaberto todos aqueles que tiverem a sorte de a testemunhar. São nuvens inofensivas, pelo que é seguro observá-las e são uma peça cobiçada por fotógrafos e nefelibatas.

O que é? Descrição do fenómeno

São nuvens baixas, de forma tubular, visíveis de manhã cedo, logo após o nascer do sol. O nome técnico destas nuvens é espécie volutus e estão associadas às nuvens baixas (stratocumulus) e, mais excecionalmente, às nuvens médias (altocumulus). São visíveis no fim da estação seca (desde setembro a meados de novembro) no Golfo de Carpentaria, no nordeste da Austrália.

Os Stratocumulus volutus são nuvens rolantes com uma largura típica de 1 ou 2 km e comprimentos superiores a 100 km, ocupando por vezes toda a abóbada celeste a partir do horizonte. Estas nuvens podem deslocar-se isoladamente ou em grupos e movem-se rapidamente, a velocidades médias de 30-45 km/h.

Ondas atmosféricas

Os volutus representam a parte visível de uma onda atmosférica. Tal como existem ondas no mar, também existem ondas atmosféricas, uma vez que o ar é um fluido como a água, sujeito a turbulência. Estas ondas podem ser geradas pela interação do fluxo de ar com um obstáculo orográfico, por exemplo.

Imagine a onda como um rolo tubular horizontal onde o ar gira em relação ao solo. No lado ascendente, a caminho da crista, o ar sobe, arrefece e condensa-se para formar a nuvem visível. No lado descendente, o ar desce, aquece e a nuvem desaparece. O stratocumulus volutus é, portanto, a parte visível das ondas que o acompanham.

Efeitos em superfície

A passagem das ondas associadas aos stratocumulus volutus produz oscilações de pressão à superfície, facilmente detetáveis num barógrafo. Após as ondas, a pressão sobe e mantém-se estável durante várias horas. Nalguns casos, o salto de pressão é superior a um milibar em poucos minutos.

Os stratocumulus raramente produzem precipitação e esta é sempre de fraca intensidade. Nos stratocumulus volutus, o desenvolvimento vertical da nuvem não ultrapassa geralmente os 1000 metros, pelo que a precipitação é rara nestes casos. O fenómeno morning glory ocorre em estratos de ar estáveis, ou seja, em condições anticiclónicas.

Com a passagem destas nuvens, o vento geralmente aumenta, torna-se forte e muda de direção. A duração não ultrapassa geralmente 5 minutos e está associada a cada rolo individual. Embora o vento associado à morning glory seja raramente intenso, estas nuvens são vigiadas nos aeroportos devido às mudanças bruscas de direção que podem afetar a organização das descolagens e das aterragens.