Como ganham as borboletas as suas cores? Vamos descobrir o que nos diz a ciência!
As borboletas são das criaturas mais bonitas da natureza precisamente devido às suas cores. Mas alguma vez se perguntou como ganham elas as suas cores? Venha descobrir aqui!

Existem vários motivos pelos quais as borboletas evoluíram para serem tão vibrantes e coloridas. Elas têm cores que servem para camuflagem ou como aviso aos predadores de que são venenosas.
Porém, a sua genética também influencia as cores das borboletas, e as cores podem variar entre machos e fêmeas, ou até mesmo podem mudar em função do seu habitat.
Os principais mecanismos
Segundo o Museu de História Natural de Londres, as borboletas conseguem as suas magníficas e distintas cores através de dois principais mecanismos.

O primeiro denomina-se pigmentação, um processo químico composto por melanina, responsável por cores escuras como castanho e preto e carotenoides, que criam cores vivas como vermelho, amarelo e laranja.
Em segundo, a coloração estrutural, um processo físico, que ocorre nas escamas das asas das borboletas, refletindo a luz de maneira especial, criando tonalidades brilhantes.
Isto ocorre devido a estruturas microscópicas, como lamelas, que interferem na luz, criando cores como o azul.
Também a alimentação das larvas pode interferir nas cores das futuras borboletas. Se a larva consumir plantas com certos pigmentos, estes pigmentos podem ser incorporados no corpo da borboleta, influenciando a cor das asas.
Mas porque é que são assim tão coloridos estes insetos?
Um dos principais motivos pelos quais as borboletas são coloridas é a comunicação.
As diferentes espécies de borboletas têm padrões e cores distintos que as ajudam a reconhecer parceiros, assim como alertar predadores ou atrair as suas presas.

Outro motivo é a camuflagem. Enquanto algumas borboletas têm cores vivas, outras apresentam cores mais ténues de forma a misturarem-se no seu habitat.
Isto ajudar a evitar os predadores ou aproximar furtivamente as presas.
Termorregulação e proteção
As borboletas utilizam as suas cores para regular a temperatura corporal. Assim, as borboletas de cor escura absorvem o calor e as de cores claras refletem-no. Isto ajuda a manter uma temperatura confortável no seu ambiente.
Algumas delas têm ainda substâncias tóxicas ou desagradáveis nos seus corpos, que anunciam com cores brilhantes para deter os predadores (aposematismo).
As borboletas evoluíram assim ao longo do tempo para servir propósitos. As suas cores não são apenas para exibição, por isso da próxima vez que vir uma borboleta observe mais de perto as suas cores e pense no papel que elas desempenham na vida da borboleta.