Nuvem gigante de formigas voadoras confunde-se com nuvens de chuva

A enorme nuvem de insetos foi captada pelo radar meteorológico do Met Office sobre Kent e Sussex, na costa sudeste de Inglaterra. O serviço meteorológico afirma que enxames menores podem ser vistos sobre Londres.

Nuvem de formigas
Nuvem imensa de formigas voadoras sobre parte do Reino Unido.

Uma nuvem de formigas voadoras surpreendeu habitantes e meteorologistas, provocando algumas dúvidas na monitorização das nuvens de chuva na passada sexta-feira, dia 17. A enorme nuvem de insetos estendeu-se ao longo de vários quilómetros na parte sudeste do Reino Unido quando foi registada pelos radares do Met Office.

Desconfiados com o surgimento repentino de nuvens de chuva, apesar do tempo seco e soalheiro, os meteorologistas inspecionaram as partículas nas imagens de satélite e de radar e descobriram que elas se assemelhavam a insetos, pois eram mais longas e mais largas que as gotas de chuva.

Muitos residentes do Reino Unido começaram logo a publicar acerca do surgimento repentino de milhares de formigas voadoras em partes de Londres, Kent e Sussex, bem como na parte oriental do país. "Não está a chover em Londres, Kent ou Sussex, mas o nosso radar diz o contrário", escrevia num tweet o Met Office no Reino Unido.

Um porta-voz da agência nacional de meteorologia disse ao The Guardian: "Não é incomum que enxames maiores sejam apanhados". Durante os meses de verão, sabe-se que milhares de formigas voadoras voam para o céu em massa no Reino Unido, no que é conhecido popularmente como "Dia das Formigas Voadoras". Isto ocorre quando os machos e as fêmeas (rainhas dos ninhos de formigas), de várias colónias de formigas diferentes, saem ao mesmo tempo do ninho para acasalar.

O fenómeno geralmente ocorre todos os anos durante dias soalheiros, quentes, húmidos e sem vento, quando jovens formigas e machos deixam os seus ninhos para acasalar e iniciar novas colónias de formigas. Um estudo realizado pela Royal Society of Biology descobriu que as formigas só voavam quando a temperatura estava acima de 13 °C e a velocidade do vento permanecia abaixo de 6,3 metros por segundo. E de facto, de acordo, com uma investigação conduzida pelo Flying Ant Survey, isto comprovou-se porque todos os dias no verão, com temperaturas médias acima dos 25 ºC, milhares de formigas voavam em alguma zona do Reino Unido.

A nuvem gigante deslocou-se durante sexta-feira (17) e sábado (18) para a região sudeste de Inglaterra, próxima a Londres, e depois dissipou-se. Na Irlanda, a previsão é de que a nuvem de insetos permaneça na região até ao final de agosto. No Hemisfério Norte agora é verão, estação mais propícia para a reprodução dos insetos.