Agosto arranca com tempo nublado e ventoso em algumas regiões

O tempo em Portugal continental tem sido marcado pelo sol, por um calor imenso e pelas altas temperaturas. No entanto, estima-se que no arranque de agosto, já neste próximo fim de semana, o cenário meteorológico mude de figura em várias regiões portuguesas. Confira aqui a previsão!

praia fim de tarde sol nuvens
O tempo em agosto vai arrancar mais ameno e nublado nalgumas regiões portuguesas.

As temperaturas altas, os dias quentes e soalheiros, intercalados por vezes por períodos de grande nebulosidade (especialmente ao início da manhã ou ao final da tarde/noite) – sobretudo nos territórios do litoral Oeste – tem feito parte do quotidiano neste longo, quente e seco mês de julho.

A precipitação em julho tem sido escassa. Com a exceção de pontuais episódios de trovoada e aguaceiros em alguns dias deste mês, a chuva praticamente não fez parte das previsões meteorológicas. A última semana de julho arrancou com sol e muito calor em todas as regiões portuguesas. No entanto, o início de agosto sugere algo ligeiramente diferente. Qual a previsão do tempo este fim de semana?

Menos calor, mais vento

No litoral Norte (regiões Minho e Douro Litoral) as temperaturas máximas não vão além dos 25 ºC, antecipando-se dias de grande nebulosidade e bastante ventosos, em distritos como o Porto e Viana do Castelo.

Este cenário também está previsto mais a sul para a região de Lisboa e Vale do Tejo, onde o vento vai soprar fraco a moderado, por vezes forte, com rajada máxima de 65 km/h!

As nuvens densas e escuras deverão alternar com algumas horas de sol, esperando-se que o vento acentue a sensação de frescura.

O mesmo cenário está previsto mais a sul para a região de Lisboa e Vale do Tejo (máxima de 26 ºC). Tanto numas como noutras regiões, o vento vai soprar, em geral, fraco a moderado (30 a 40 km/h), por vezes forte, com rajada máxima de 65 km/h!

Tempo quente e abafado persiste no interior

Apesar da diminuição prevista das temperaturas para este fim de semana nas cidades do litoral, antecipa-se um panorama meteorológico de imenso calor e temperaturas elevadas para a generalidade dos territórios do interior continental. Os avisos amarelos provocados pelo risco moderado de temperatura máxima extrema já estão ativos nestas regiões, prevendo-se que o panorama dure neste fim de semana.

Para domingo, dia 2, prevê-se temperatura máxima de 31 ºC no distrito de Bragança, Vila Real e Viseu, de 35 ºC no de Castelo Branco e entre os 33 ºC e os 35 ºC no Alentejo. Dias quentes e soalheiros, com reduzido teor de humidade na atmosfera e temperaturas elevadas alimentam o risco de incêndio florestal para estas áreas. As cartas sinóticas do modelo ECMWF auguram uma dicotomia entre o litoral (tempo mais ameno, ventoso e nublado) e o interior do nosso país que vai manter um ambiente quente, soalheiro e abafado.

E nos Arquipélagos?

Para este fim de semana na geografia insular, os termómetros vão registar temperatura máxima de 23 ºC em Ponta Delgada e de 25 ºC no Funchal. São esperados alguns chuviscos em Ponta Delgada e vento de Leste fraco. Na Madeira antecipa-se vento de Nordeste fraco a moderado e períodos de céu nublado.