O telescópio espacial Hubble está a chegar ao seu fim: o recém-lançado James Webb será o seu substituto. Mas não poderão cair no esquecimento todas as descobertas feitas com ele. Conheça aqui um dos mais impressionantes deste ano.
O telescópio espacial Hubble está a chegar ao seu fim: o recém-lançado James Webb será o seu substituto. Mas não poderão cair no esquecimento todas as descobertas feitas com ele. Conheça aqui um dos mais impressionantes deste ano.
A descoberta de um fóssil de embrião perfeitamente preservado no seu ovo, além de ser impressionante, permite fortalecer o conhecimento da relação das aves atuais com certos dinossauros.
Começou um novo ano e, se nunca ouviu falar do dia 0 de janeiro, nós dizemos-lhe o que é, a sua origem, e a utilidade que tem para os astrónomos.
O Telescópio Espacial James Webb é o telescópio mais poderoso jamais lançado, e foi concebido para fazer descobertas revolucionárias que marcarão uma nova era na investigação astronómica.
Os mamíferos que vivem de carne têm mais probabilidade de morrer de cancro do que os que só se alimentam de plantas, de acordo com um estudo com base em dezenas de milhares de animais de jardim zoológico, em todo o mundo. Saiba mais aqui!
Nem tudo aquilo que é frio e branco, é neve! Muitas pessoas confundem o fenómeno natural sincelo com geada ou neve. Explicamos-lhe aqui as características que distinguem estes processos meteorológicos, como se forma o sincelo e onde costuma surgir em Portugal!
Já alguma vez reparou que faz mais frio no fundo de um vale do que no topo? Isto normalmente acontece quando há uma inversão térmica, um fenómeno que está associado a situações de grande estabilidade atmosférica. Aqui explicamos-lhe.
Quando começou a erupção nas Canárias, quando terminou? Quanta lava foi expelida, quantos hectares de terra foram cobertos...e quanto cresceu a ilha de La Palma? Algumas curiosidades sobre os três meses de atividade do vulcão Cumbre Vieja.
Se quiser ser deslumbrado por uma espetacular exibição das luzes do Norte, a sua melhor aposta é observar o céu perto do Pólo Norte. Mas não era esse o caso há 41 mil anos atrás, quando uma perturbação do campo magnético da Terra enviou auroras em direção ao equador.
Astrónomos encontraram um exoplaneta a orbitar um par de estrelas muito massivas. O problema é que este planeta não deveria existir e desafia tudo o que se sabe sobre a formação de planetas e estrelas no Universo.
Um novo estudo, financiado pela NASA e pelo NOAA, mostra que o Oceano Austral é capaz de absorver cerca de 40% do CO2 presente na atmosfera! Saiba mais aqui!
O cientista Nathan Myhrvold conseguiu registar as mais belas e detalhadas fotografias de flocos de neve já feitas! Isto graças a um trabalho árduo e a uma tecnologia de ponta, criada especialmente para registar estes pequenos cristais gelados.