Ciência

Os acidentes aéreos mais surpreendentes com origem meteorológica

"Acidentes aéreos com causas meteorológicas" é o título de um livro interessante escrito por um aluno de meteorologia e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e remete-nos a pensar: foi acidente com falha humana ou é a natureza com a sua força?

A solução surpreendente dos cientistas para salvar as florestas!

Seca extrema, infestação de insetos, incêndios florestais... Estes desastres têm- se multiplicado durante vários anos. Para tentar salvar as florestas enquanto se adapta ao contexto do aquecimento global, estes cientistas sugerem uma ideia bastante surpreendente!

O que é a geada agronómica ou agrometeorológica?

Durante a estação do inverno fenómenos como as geadas meteorológicas costumam ser mais frequentes, para além de terem impacto em atividades como a agricultura e a pecuária, que assim também tendem a afetar setores como a energia e a saúde.

Historiadores e cientistas recordam 536, o pior ano para estar vivo

Estamos apenas em fevereiro e 2022 já está a dar que falar: uma enorme erupção vulcânica ao largo da costa de Tonga, a perspetiva de guerra com a Rússia, a pandemia em curso e as suas perturbações económicas. Contudo, qual terá sido o pior ano de sempre?

Há um vulcão submarino gigantesco no Mar Mediterrâneo

O vulcão submarino Marsili é o maior da Europa e do Mediterrâneo. A sua área de cume tem cerca de 500 metros de profundidade. O que aconteceria no caso de uma erupção? Existe risco de tsunami? Veja aqui algumas curiosidades e informações.

Cientistas desenvolvem a primeira “lua artificial" na Terra

Prevê-se que o primeiro laboratório que simula as condições no nosso satélite natural na Terra entre em funcionamento durante o primeiro semestre de 2022 na cidade de Xuzhou. Conheça os detalhes desta “minilua” e como irá contribuir para as investigações que pretendem garantir a permanência do homem na Lua.

Quanto pesa a nossa sombra?

No mundo do efémero, poucos são os elementos que nos acompanham onde quer que vamos todos os dias. Contudo, algo que mal notamos é a nossa sombra. Será que pesamos mais quando a luz nos atinge? Será que a nossa sombra tem um peso calculável?

210 211 212 213 214