Chegou a melhor época do ano para contemplar a Via Láctea no hemisfério norte: eis as principais novidades astronómicas!
A brilhante faixa em forma de arco da Via Láctea está prestes a fazer a sua primeira grande aparição do ano no céu noturno do hemisfério norte. Contamos-lhe todos os pormenores aqui!

Embora a Via Láctea possa ser vista de alguma forma durante cerca de oito meses do ano, o núcleo brilhante da nossa galáxia torna-se mais fácil de ver e atinge uma posição mais elevada no céu a partir de maio, visto das latitudes médias do hemisfério norte.
De acordo com o website de fotografia da Via Láctea - Capture The Atlas -, a “época da Via Láctea” decorre de fevereiro a outubro, normalmente entre a meia-noite e as 05:00 locais. Porém, a localização geográfica e a fase da lua são fatores fulcrais para este processo de observação espacial.
Ao longo do mês de maio, o período entre o quarto minguante da lua, a 20 de maio (hoje), e a lua nova, a 30 de maio (dentro de 10 dias), é a melhor altura para observar a Via Láctea.
O incrível Triângulo de Verão!
Mesmo que haja uma noite de céu limpo sem luar, o tempo de observação é ainda mais limitado por causa do momento em que o núcleo brilhante da galáxia se eleva a partir da localização onde o observador estiver. A chave reside em descobrir quando é que o Triângulo de Verão, uma figura formada por três estrelas brilhantes, se torna visível.
Este vasto asterismo composto pela tríade Deneb (constelação do Cisne), Vega (constelação Lira) e Altair (constelação da Águia) situa-se defronte da Via Láctea.
Se estiver acima da linha do horizonte, há uma boa hipótese de o observar. Entre a terça 20 e a sexta-feira 30 de maio, o Triângulo de Verão estará a leste à meia-noite e mais alto a sudeste às 03:00 locais.

A Via Láctea vai elevar-se no céu - e aparecer mais cedo - à medida que o Triângulo de Verão se tornar mais proeminente nos meses de junho e julho.
No entanto, a falta de escuridão nas latitudes médias do norte por volta do solstício de verão do hemisfério norte (20-21 de junho) faz com que o mês de maio seja mesmo a melhor altura do ano para se ter um primeiro vislumbre, antes de a Via Láctea se tornar muito mais brilhante e mais alta no céu em agosto e setembro.
Tempo, Lua e... poluição luminosa condicionam decisivamente a escolha da localização perfeita
Como informa o Live Science, para evitar que a crescente poluição luminosa típica de grandes centros urbanos impeça a capacidade de observação do arco da Via Láctea no céu noturno, é aconselhável que rume para ambientes rurais ou montanhosos, a média ou grande altitude.
Referências da notícia
Llega la mejor época para ver la Vía Láctea en el hemisferio norte. Europa Press Ciencia. 20 maio 2025.
A Via Láctea. RTP Ensina. 2009.
O Triângulo de Verão. Astronomia, Centro Ciência Viva do Algarve. 21 de junho de 2005.
The Milky Way will be visible across the US this month. Here's how to get the best views. Live Science. Jamie Carter. 13 maio 2025.