Calendário lunar de setembro 2025: eclipse lunar, Lua de Sangue e Lua Cheia do Milho à vista. Saiba quando e o que são!
Neste início de setembro ocorrerá um dos eventos astronómicos mais aguardados do ano: o eclipse lunar total, que tornará a Lua vermelha como sangue. Como bónus, ainda será possível testemunhar a Lua Cheia do Milho. Saiba mais aqui!

No dia 7 de setembro, entre as 17:30 e as 18:52 GMT (Tempo Médio de Greenwich, em português), um eclipse lunar total vai enfeitar o céu noturno. Enquanto o evento estiver em curso, a Lua assumirá uma impressionante tonalidade avermelhada devido à refração da luz solar através da atmosfera da Terra - um fenómeno frequentemente designado por “Lua de Sangue”.
Não é necessária qualquer ajuda ótica, mas os binóculos ou um pequeno telescópio melhorarão a visão das subtis mudanças de cor da superfície lunar. Um eclipse lunar total, ou Lua de Sangue, é uma das vistas mais deslumbrantes do céu noturno!
Lua Cheia do Milho ocorrerá este domingo, 7 de setembro. Perceba a origem do seu nome e a sua importância
A Lua Cheia de 7 de setembro, por si só, já será um espetáculo inesquecível (18:09 GMT). Porém, em algumas regiões do planeta, coincidirá com o eclipse lunar total, dando à Lua um brilho avermelhado profundo, chamado Lua de Sangue. Mesmo assim, fora da zona de visibilidade do eclipse total, valerá a pena observar a Lua Cheia.
Os observadores do hemisfério Ocidental terão um brinde nessa noite: a lua cheia de Setembro, conhecida como “Lua do Milho”. Esta designação tem raízes nas tradições nativas da América do Norte, pois coincide com a época da colheita do milho. Para os nativos americanos a lua cheia de setembro, ou “Lua do Milho”, era brilhante e aparecia mais cedo no horizonte, proporcionando mais tempo de luz para colher os alimentos antes dos meses de inverno.

Além disso, auxiliava na preparação para o inverno. Esta fase lunar também indicava o momento de preparar as culturas e de caçar para o inverno, uma estação mais rigorosa do ponto de vista meteorológico (frio e chuva) e em que havia uma maior necessidade de ter abastecimento alimentar à disposição.
Outros nomes atribuídos à Lua Cheia do Milho, segundo diferentes culturas e tradições
Um dos nomes mais comuns pelo qual a Lua Cheia de setembro é conhecida é "Lua da Colheita", uma vez que se refere ao período de colheita de grãos em geral, de entre os quais se sobressaía o milho.
Para outras culturas e tradições, o nome da Lua Cheia do Milho é distinto. Na tradição Wicca é conhecida como Lua de Cevada, na Celta podia ser designada de Lua de Crisântemo ou Lua Cantante e na Cherokee recebia os nomes de Lua de Noz ou Lua de Frutas.