Calor extremo: incêndios florestais continuam na Grécia e Turquia

O calor extremo no sul da Europa continua. Após temperaturas máximas de 47,1 ºC na terça-feira, na quarta-feira já não foi tão quente, com máximas de até 45 ºC. Mas os incêndios continuam por toda a parte. Espreite as informações e as imagens impressionantes.

A Grécia e a Turquia estão a lutar contra uma onda de calor histórica. Na quarta-feira (4), as temperaturas foram ligeiramente inferiores às de terça-feira, mas ainda assim foram registados até 45 ºC. Na Turquia, o termómetro subiu até aos 43 ºC, com um novo recorde de calor a ser estabelecido em muitas estações meteorológicas. A seca é, evidentemente, ainda mais intensificada pelo calor extremo.

Muitos hectares em ambos os países já estão em chamas. Mas não é só aí que os fogo lavra. Os países vizinhos também relatam cada vez mais incêndios florestais. O calor intenso agrava cada vez mais a seca, sendo uma centelha o suficiente para causar uma catástrofe. Infelizmente, já houve muitas mortes, especialmente na Turquia. Muitas pessoas recusam-se a deixar a sua casa ou apartamento, o que se revela fatal, porque mais cedo ou mais tarde o fogo acaba por chegar, deixando as habitações em ruínas.

Uma nuvem de fumo e cinzas paira sobre a cidade de Atenas. Nas ruas pode-se literalmente cheirar e sentir o fogos à portas da capital grega. Até agora, a metrópole tem sido amplamente poupada dos incêndios. Mas ninguém pode dizer durante quanto tempo será assim.

Na Turquia, os incêndios são particularmente graves. É também aqui que a maioria dos mortos e feridos são relatados. Muitas pessoas não queriam deixar os seus pertences para trás e pagaram por isso com as próprias vidas. As imagens que nos chegam são muito violentas. Para os próximos dias, a previsão é de manutenção do tempo seco e quente, com temperaturas a superar os 40 ºC.