tempo.pt

Próximos dias com chuva e frescura em Portugal: quando volta o calor?

Durante mais alguns dias o tempo continuará com chuva e muita frescura em Portugal continental. Agora que o verão astronómico já arrancou oficialmente, a questão que se impõe é: quando regressa o calor estival? Consulte a previsão!

Ao longo dos próximos dias, a pequena depressão atlântica isolada em níveis altos da atmosfera, “estacionada” há vários dias no Noroeste da Península Ibérica, continuará a produzir períodos de chuva ou aguaceiros de norte a sul de Portugal continental. Ao que tudo indica, a instabilidade associada a este sistema depressionário desaparecerá ao fim da tarde de quinta-feira, 23 de junho e véspera do São João.

Contudo, a partir de sexta-feira, 24 de junho e feriado de São João em várias localidades portuguesas, uma nova depressão – mais potente, mas mais afastada do nosso país (situada sobre a Irlanda) – irá soltar-se da corrente de jato, ficando isolada em altitude e largando frentes que cruzarão grande parte do nosso território.

Esta situação meteorológica durará até à manhã de sábado, prevendo-se que os distritos mais afetados pela chuva sejam os da Região Norte (e parte dos da Região Centro): Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Leiria. A sul do Tejo a precipitação será rara, muito dispersa e pouco frequente.

O tempo vai manter-se fresco para a época do ano, com uma anomalia térmica negativa muito significativa, graças ao ar impulsionado pelas depressões e a uma massa de ar polar marítimo. As temperaturas máximas dificilmente chegarão aos 25 ºC entre hoje e segunda-feira (27 de junho), exceto no Baixo Alentejo e no Algarve. No Norte, a máxima raramente ultrapassará os 20 ºC. O vento vai soprar de Oeste ou Noroeste, acentuando a sensação térmica de frescura.

Por último, de momento, tudo indica que na reta final de junho, a partir de terça-feira 28 de junho, irá registar-se um aumento temporário da temperatura, prevendo-se tempo maioritariamente estável, com ambiente agradável e soalheiro numa grande parte do território de Portugal continental.