Impacte da atividade humana no meio natural cada vez mais evidente

A fauna e a flora, a nível global, estão cada vez mais afetadas pelos resultados da atividade humana. Se nada for feito, isto poderá vir a ter consequências severas para os seres humanos. Fique a saber mais, aqui!

Secção de tubo.
Estrutura tubular, idêntica á utilizada para construir o Nord Stream, pronta a ser utilizada.

Nos últimos dois séculos, e principalmente nas últimas décadas, o meio ambiente tem sofrido alterações, nalguns casos quase irreversíveis, devido aos impactes das atividades humanas. Os conflitos armados, para além das consequências severas na população e nas infraestruturas também provocam danos ambientais que são relevantes e devem ser do conhecimento do público em geral.

No âmbito dos conflitos armados, a explosão de origem desconhecida dos gasodutos Nord Stream 1 e 2, no Mar Báltico, em setembro do ano passado, podem ter interferido na qualidade do ar e com a preservação das espécies marinhas. A primeira grande consequência deste atentado ambiental foi a massiva libertação de gás natural para atmosfera, que pode interferir com a questão das alterações climáticas.

O modelo de negócio da Nord Stream consiste em fornecer capacidade de transporte de gás natural proveniente do oeste da Rússia para distribuição na rede de gás europeia. O sistema de transporte de gás é composto por gasodutos gémeos com 1224 quilómetros, através do Mar Báltico. Cada um tem capacidade para transportar 27,5 bilhões de metros cúbicos de gás natural por ano. O gás transportado através do Mar Báltico através do sistema de gasodutos é monitorizado 365 dias por ano, 24 horas por dia, por especialistas da Nord Stream.

Do ponto de vista da fauna, as espécies mais vulneráveis a este tipo de acontecimentos são as focas e os botos. Num raio de 4 km em volta do local das explosões, os exemplares destas espécies poderiam morrer devido à onda de choque provocada pelas explosões e num raio de 50 km poderiam ser registadas alterações significativas (se bem que de forma temporária) na audição.

Para além disso, as explosões registadas no fundo do mar foram responsáveis pela ressuspensão de 250 000 toneladas métricas de sedimentos que estavam depositados e que são altamente tóxicos face à localização das explosões junto a um local que foi utilizado como depósito subaquático de armas químicas que ali foram depositadas nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial.

Tudo para correr mal

Em primeiro lugar, a localização deste troço do Nord Stream 1 e 2 junto à ilha turística de Bornholm, na fronteira entre as Zonas Económicas Exclusivas da Suécia e da Dinamarca, beneficiou das águas calmas do Báltico para acumular metais pesados no fundo oceânico, desde o início do período da revolução industrial.

Os botos são das espécies mais ameaçadas na região, com uma população de apenas 500 exemplares, aproximadamente. A perda de apenas 1 boto pode ter consequências sérias no futuro da espécie.

Um depósito de armas químicas numa área já de si poluída representa um problema para as espécies marinhas. Os botos são das espécies mais ameaçadas na região, com uma população de apenas 500 exemplares, aproximadamente. A perda de apenas 1 boto pode ter consequências sérias no futuro da espécie.

Para além do boto, as explosões no final de setembro coincidiram com o final da época de desova do bacalhau, sendo que este evento pode ter afetado tanto os ovos como a população jovem desta espécie, sobejamente apreciada pelos portugueses, principalmente na altura do ano que se aproxima rapidamente, o Natal.

As amostras de água retiradas perto do local das explosões, depois de analisadas, mostraram elevadas concentrações de agentes relacionados com as armas químicas, como o arsénio, o chumbo e a toxina tributilestanho, extremamente perigosa para os ecossistemas marinhos.

Por fim, as 115 000 toneladas de gás natural que foram libertadas na atmosfera, dos seis dias após as explosões, equivalem a cerca de 15 milhões de toneladas de CO2. Seriam precisas perto de 600 milhões de árvores, para num ano conseguir absorver tamanha quantidade de dióxido de carbono.