Engenheiros navais e ecologistas unem-se para repensar as ligações entre o mar e a terra
Ao repensar as ligações entre o mar, a terra e as costas, o projecto COAST-SCAPES pode oferecer um novo futuro aos litorais que conhecemos, degradados pela erosão e pelas alterações climáticas.

A erosão costeira é um problema mundial que deverá agravar-se com a subida do nível do mar devido às alterações climáticas. O reforço da resiliência costeira é uma prioridade para muitos grupos, mas requer uma análise holística da natureza, dos ecossistemas e das comunidades costeiras.
A Universidade de Plymouth divulgou este ano informações que mostram que houve um aumento das estruturas de defesa costeira para combater a subida do nível do mar e o aumento das tempestades, mas os seus impactos nos ecossistemas foram em grande parte ignorados.
O novo projeto COAST-SCAPES foi recentemente financiado pela Comissão Europeia. O recém-lançado COAST-SCAPES propõe uma reconsideração dos ecossistemas costeiros para aumentar a sua resiliência e melhorar a biodiversidade da vida costeira.
Pensamento colaborativo
Este é um esforço colaborativo que reúne engenheiros navais, ecologistas marinhos e especialistas em biodiversidade. Todos estes profissionais reuniram-se em Barcelona no mês passado (Outubro de 2025) para dar início a este projeto de geração de resiliência climática ao longo da costa.
A reunião de lançamento foi organizada pelo Laboratório de Engenharia Marítima da Universidade Politécnica da Catalunha. O foco foi apresentar a visão do projeto, incluindo os objetivos científicos e de comunicação ao longo do processo.
Durante os dois dias, os parceiros tiveram a oportunidade de apresentar as suas missões no âmbito do projeto COAST-SCAPES. Isto permitiu que cada grupo definisse os seus próprios caminhos, orientados pela comunidade e pela ciência.
Objetivo geral
O principal objetivo é que a equipa co-crie soluções de resiliência para paisagens costeiras, desenvolvendo sistemas de alerta climático, bem como estratégias baseadas no conhecimento, utilizando soluções inspiradas na natureza para melhorar as interações entre terra e mar.
O professor Manel Grifoll afirmou: “O projeto COAST-SCAPES é um esforço coletivo para repensar a forma como coexistimos com os sistemas costeiros. Ao integrar processos naturais, tecnologia e conhecimento comunitário, pretendemos criar paisagens adaptáveis que protejam a biodiversidade e apoiem os meios de subsistência sustentáveis. A nossa ambição é construir costas resilientes que possam prosperar, e não apenas sobreviver, sob as alterações climáticas.”
Parte do projeto envolverá planos de resiliência em grande escala, protegendo os ecossistemas costeiros ao longo do processo e, ao mesmo tempo, abordando os desafios infraestruturais que se avizinham. Este é um exemplo concreto de colaboração intersetorial, pois não só estarão envolvidos engenheiros e ecologistas, como também ativistas, legisladores e representantes da administração pública.
Esta abordagem colaborativa permite soluções baseadas na natureza que se integram harmoniosamente na sociedade humana, visando um futuro sustentável ao longo da costa.
Referência da notícia
COAST-SCAPES a new Horizon Europe project to support land-coast-sea systems under climate change. Pensoft Publishers. October 2025.
Hawkins et al: Hindsight informs foresight: revisiting millennial forecasts of impacts and status of rocky shores in 2025 – is published in Marine Pollution Bulletin, DOI: 10.1016/j.marpolbul.2025.118214.