Dia Mundial da Meteorologia 2023: que futuro para o tempo, clima e água?

O Dia Meteorológico Mundial tem lugar todos os anos a 23 de março e comemora a entrada em vigor, a 23 de março de 1950, da Convenção que instituiu a atual Organização Meteorológica Mundial.

O Mundo; meteorologia
O Dia Meteorológico Mundial é comemorado por todo o mundo.

O Dia Meteorológico Mundial (DMM) mostra a contribuição essencial dos Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais para a segurança e o bem-estar da sociedade.

O futuro do tempo, do clima e da água ao longo das gerações

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anuncia anualmente um tema para o Dia Meteorológico Mundial, que reflete questões atuais relacionadas com o tempo, clima ou água. O DMM é celebrado por todo o mundo, em todos os países membros, com referência ao tema escolhido esse ano.

Este ano, o tema escolhido é: “O futuro do tempo, do clima e da água através das gerações”.

O nosso tempo e clima e o ciclo da água não conhecem fronteiras nacionais ou políticas. Vivemos num planeta interligado e partilhamos uma Terra, com uma atmosfera e um oceano. A cooperação internacional é essencial e tem impulsionado o trabalho da comunidade meteorológica mundial desde 1873. Esta cooperação tem guiado a comunidade meteorológica a traduzir a ciência em serviços para a sociedade, para as gerações presentes e futuras.

Os Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais têm trabalhado 24 horas por dia para recolher e padronizar dados que sustentam as previsões meteorológicas. A história da troca de dados internacionais, em tempo real, da OMM é uma história notável de visão científica, desenvolvimento tecnológico e, acima de tudo, de um sistema único de cooperação para servir a sociedade.

Satélites meteorológicos
Os satélites meteorológicos têm permitido melhorar a monitorização da atmosfera, melhorando a vigilância meteorológica.

O Dia Meteorológico Mundial 2023 destaca realizações passadas, progresso presente e potencial futuro, desde os telégrafos do final do século XIX e previsões de navegação até aos supercomputadores e tecnologia espacial.

A Organização Meteorológica Mundial e as alterações climáticas

O aniversário serve também para chamar a atenção da mudança climática. A Organização Meteorológica Internacional, antecessora da Organização Meteorológica Mundial, foi criada há 150 anos, numa época em que a poluição proveniente de atividades industriais e humanas estava no seu início.

Como resultado da emissão de gases com efeito de estufa, a temperatura média global é hoje mais de 1° Celsius mais elevada do que há 150 anos atrás. O nosso clima é mais extremo, o nosso oceano é mais quente e mais ácido, o nível do mar subiu e os glaciares e o gelo estão a derreter. A taxa de mudança está a acelerar.

Segundo o Secretário-Geral da OMM, Petteri Taalas, são necessárias ações urgentes para reduzir as emissões e assegurar que as gerações futuras possam sobreviver e prosperar no nosso planeta.

A boa notícia é que os rápidos avanços científicos e tecnológicos melhoraram consideravelmente a precisão das previsões meteorológicas e dos avisos precoces que salvam vidas. Os dados estão a ser trocados mais livremente entre uma comunidade mais vasta do que nunca, e existem novas ferramentas, incluindo nova tecnologia e a Inteligência Artificial.

Cheias
Os Avisos emitidos pelos serviços meteorológicos e hidrológicos contribuem para a salvaguarda de vidas e bens.

Têm ocorrido também progressos significativos para monitorizar, simular e projetar o clima global futuro, informação relevante para a tomada de decisões.

No futuro, o nosso clima e o ciclo da água serão diferentes do passado. As comunidades meteorológica e hidrológica são fundamentais para ajudar a enfrentar os desafios associados às alterações climáticas.