Celebremos o Dia Europeu dos Parques Naturais!

Este 24 de maio celebra-se o Dia Europeu dos Parques Naturais. Descubra quais foram os primeiros parques a serem inaugurados na Europa e no Mundo e que tamanho possuem.

Alfredo Graça Alfredo Graça 23 Maio 2019 - 17:59 UTC
Parque Natural do Alvão, um dos vários parques naturais que pode contemplar em Portugal continental. Fonte: Ricardo Oliveira, Wikimedia Commons.

O Dia Europeu dos Parques Naturais resulta de uma iniciativa criada em 1999 pela Federação EUROPARC. É comemorado anualmente a 24 de maio, oferecendo uma panóplia de atividades e eventos organizados em todas as áreas protegidas da Europa com o objetivo de consciencializar a população local para a conservação dos espaços de interesse ecológico e promover as áreas naturais. A data assinala o dia em que foi fundado o primeiro Parque Nacional da Europa, na Suécia, em 1909.

Nesse ano, na Suécia, foi criado o parque de Hamra, adjacente a outras oito áreas protegidas. Hamra só possuía uma extensão de 29 hectares (ha), bastante diferente dos 1383 ha que apresenta na atualidade. No mundo, porém, o primeiro parque Nacional a ser fundado foi anterior a 1909. Decorria o ano de 1872 nos Estados Unidos da América quando foi inaugurado o primeiro parque nacional à escala global: o Yellowstone, com uma superfície aproximada a 900.000 ha.

Este ano o lema europeu é “Our Natural Treasures”, traduzido como “Natureza, o nosso tesouro” para enfatizar o papel fundamental que estas áreas protegidas desempenham na conservação da natureza e nas oportunidades que providenciam à sociedade. Segundo a própria EUROPARC, aproveite este dia para descobrir os parques naturais por essa Europa fora. Aliás, os parques naturais europeus são “um esconderijo de jóias culturais e uma riqueza de tesouros naturais, à espera de serem descobertos”.

Parques Naturais em Portugal

  • Alvão
  • Arrábida
  • Douro Internacional
  • Litoral Norte
  • Montesinho
  • Ria Formosa
  • São Mamede
  • Serra da Estrela
  • Serras de Aire e Candeeiros
  • Sintra-Cascais
  • Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
  • Tejo Internacional
  • Vale do Guadiana

O que é um parque natural?

Um parque natural é uma área protegida por lei com paisagens naturais, semi-naturais e humanizadas, de interesse nacional. O objectivo do parque natural é conservar a fauna e flora existente para as gerações vindouras. São áreas ao ar livre que, pelas suas especificidades no que diz respeito à biologia, são protegidas de forma especial pelo Estado. Nos parques naturais existem diversas limitações à ação humana, para evitar que o ecossistema seja degradado.

A noção de parque, por norma, refere-se a um espaço verde que pode ser usado para descanso e recreação. Pode estar localizado geograficamente num contexto urbano, numa cidade ou metrópole, ou encaixar-se em termos geográficos numa região periférica, distante de aglomerados populacionais. Natural é um adjetivo que caracteriza tudo o que está associado à natureza, um autêntico manancial de seres vivos e de fatores físicos. O conceito ou noção de parque natural também é frequentemente evocado para aludir às áreas protegidas, quer sobre as superfícies terrestres, quer sobre as superfícies oceânicas ou aquáticas.

Publicidade